Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Menu superior > Area de imprensa > Cefet/RJ capacitará profissionais para a transmissão dos jogos olímpicos
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ capacitará profissionais para a transmissão dos jogos olímpicos

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2015, 19h52 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2015, 22h20 | Acessos: 1499

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) está entre as cinco instituições de ensino selecionadas como centro de treinamento do Programa de Capacitação em Radiodifusão (BTP, do inglês Broadcast Training Programme), que formará profissionais responsáveis pela transmissão dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Cefet/RJ será o único integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a fornecer o treinamento.

O programa de estágio formará aproximadamente 2500alunos, para atuar em 12 funções relacionadas às áreastecnológica, administrativa e de suporte. O Cefet/RJ ficará responsável pelos treinamentos referentes a duas dessas funções, participando da formação de 415 alunos. A capacitação será realizada por meio de workshops, nos meses de outubro e novembro de 2015. A duração de cada treinamento variará entre dois e seis dias.

O vice-diretor do Cefet/RJ, Maurício Saldanha Motta, explica que “a instituição foi indicada como centro de capacitação pelo Comitê Organizador da Rio 2016. A partir então, foram iniciados os contatos com a OBS”. Saldanha considera que a escolha “é uma forma de reconhecimento à atuação de excelência do Centro Federal na área tecnológica”.

Após o treinamento, os participantes poderão ser escolhidos para compor a equipe oficial dos Jogos Olímpicos, trabalhando ao lado de profissionais de mídia reconhecidos internacionalmente.  Metade dos alunos – aproximadamente 1200, no total - será selecionada para trabalhar nas arenas de competição e no Centro de Transmissão Internacional, que realizará todas as operações de transmissão televisiva durante as Olimpíadas Rio 2016.

O programa de estágio é coordenado pela organização Serviços de Transmissão Televisiva (OBS, do inglês Olympic Broadcasting Services),criada pelo Comitê Olímpico Internacional, em 1984, para ser a emissora anfitriã de todos os Jogos Olímpicos. Durante os 17 dias de Olimpíada no Rio de Janeiro, a OBS produzirá 600 horas de cobertura, que serão transmitidas para 150 emissoras de todo o mundo.

Na última sexta-feira, dia 27 de março, representantes da OBS estiveram no Cefet/RJ para apresentar o BTP aos alunos. O diretor de  de estágio, Juan Cadell, fez referência à sua experiência pessoal para ilustrar a oportunidade colocada à disposição dos estudantes. Cadell iniciou na OBS participando do treinamento universitário e, nas últimas 14 Olimpíadas, está à frente da direção do programa.

Fim do conteúdo da página