Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avisos > Comunicado sobre imagem contendo suposto sistema invadido
Início do conteúdo da página

Comunicado sobre imagem contendo suposto sistema invadido

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 14h02 | Última atualização em Terça, 24 de Julho de 2018, 14h13 | Acessos: 3678

No dia 20/07/2018, chegou ao conhecimento do Departamento de Tecnologia da Informação (DTINF) a circulação de uma imagem mostrando o que supostamente seria a página de manutenção dos sistemas da instituição alterada, com a justificativa de que teria havido uma invasão. Pelo fato de essa imagem ter sido amplamente divulgada, o DTINF assumiu a postura de esclarecer os fatos, para que os usuários do serviço saibam o que aconteceu.

Primeiramente, não houve invasão a nenhum sistema. Isso foi verificado com a equipe técnica competente. Houve uma manutenção no banco de dados do sistema acadêmico, que iniciou no dia 19/07/2018, devido a uma falha de hardware. Por este motivo, a página de manutenção de sistemas foi exibida aos alunos e docentes que quiseram acessar seus respectivos portais.

Em relação ao conteúdo da imagem, fica evidente que a alteração do texto foi feita localmente no computador do usuário que tirou a foto. Não é possível impedir os usuários de alterarem o texto de uma página em seu próprio computador, após esta ser baixada do servidor. No entanto, isso não significa, em qualquer hipótese, que a página original no servidor web foi alterada. A única pessoa que terá acesso à página alterada é a pessoa que a alterou. Daí surge a necessidade de divulgar a alteração por meio de uma foto, pois de outra forma ninguém conseguiria vê-la.

Além disso, a associação do logotipo e da marca da instituição a palavras chulas torna o criador da imagem e aqueles que a divulgam suscetíveis a sanções nas esferas administrativa, cível e criminal.

Dessa forma, o DTINF espera ter tranquilizado os usuários que se preocuparam com a segurança dos sistemas. Além disso, agradece às pessoas que trouxeram a existência da imagem ao conhecimento do departamento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página