Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avisos > Cefet/RJ se solidariza com a comunidade da UFRJ pela tragédia ocorrida no Museu Nacional
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ se solidariza com a comunidade da UFRJ pela tragédia ocorrida no Museu Nacional

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 01h25 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 01h25 | Acessos: 1517
A comunidade do Cefet/RJ se solidariza com os estudantes e servidores da UFRJ diante da tragédia que se abateu sobre o Museu Nacional na noite deste domingo (02/09).
 
O incêndio exterminou um acervo riquíssimo de história, ciência e cultura da sociedade brasileira e do mundo, causando profunda dor, tristeza e indignação em todos que defendem a memória e o desenvolvimento científico e tecnológico de nosso país. Cabe ressaltar que trabalhos e pesquisas geracionais e atuais do Museu Nacional foram completamente perdidos com as chamas que destruíram não apenas peças, livros, equipamentos e paredes de relevância monumental e internacional, mas o sonho de termos um país realmente comprometido com a sua civilidade.
 
Para tanto, é papel do Estado garantir recursos e investimentos em áreas como Ciência, Tecnologia e Cultura, seja por uma visão estratégica de nação, seja pela necessidade de inclusão social em um país como o Brasil. Afinal, a finalidade das instituições públicas de ensino e pesquisa não deve ser a de caminhar para o futuro e o desenvolvimento em prol da diminuição das desigualdades e pelo acesso democrático ao conhecimento? Esse não é inclusive o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018?
 
Que o Museu Nacional chame a atenção, mesmo que de forma dolorosa e profundamente triste, para a necessidade de preservação da memória, da ciência, do conhecimento e dos saberes de um povo. Nosso povo. Devemos cada vez mais zelar pela cultura, ciência e tecnologia do país se quisermos que este incêndio não seja uma metáfora da própria sociedade.
 
Estamos geograficamente muito próximos do Museu Nacional, e agora, por razões adversas, mais ainda. Mais do que nunca.
registrado em:
Fim do conteúdo da página