Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Avisos > DTINF libera ferramenta ORCID para pesquisadores
Início do conteúdo da página

DTINF libera ferramenta ORCID para pesquisadores

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 16h38 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 16h44 | Acessos: 755

Em parceria com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), o DTINF informa que a ferramenta ORCID está liberada e disponível para todos os pesquisadores e servidores do Cefet/RJ.

"O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que diferencia um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como '0000-0002-0123-208X.'. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos etc.).

O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Em 22 de maio de 2018 foi assinado o Consórcio Brasileiro ORCID, congregando esforços do CNPq-CAPES-IBICT-CONFAP-RNP-SciELO para integração de sistemas de identificação e bases de dados nacionais ao registro ORCID. Universidades, associações e institutos de pesquisa já adotam o ORCID iD (ASTM, Crossref, Datacite, Duke Univ., Harvard Univ., OCLC, Stanford Univ., Unicamp, Unesp etc.). O DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI. Ademais, a Crossref (organização internacional responsável pela atribuição do DOI e metadados associados) está trabalhando em conjunto com a ORCID na integração dos iDs de mais de 11 mil Financiadores de pesquisa (Open Registry Funder).

O ORCiD foi desenvolvido por um grupo de publishers internacionais, entre os quais a Thomson Reuters, Elsevier, Springer, ISNI, Wiley etc. Hoje, o ORCID é mantido pela Organização sem fins lucrativos de mesmo nome."

*Informações disponíveis em: https://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/orcid-caracteristicas/. Acesso em: 10 set. 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página