Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Campus Valença - Histórico

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 17h28 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2016, 15h39 | Acessos: 1174

O Cefet/RJ campus Valença foi inaugurado na cidade de Valença em 01 de fevereiro de 2010 a partir de recursos oriundos do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP.

Inicialmente foi ofertado o curso técnico de Agroindústria de Alimentos (80 vagas anuais) de maneira a fomentar importante vocação regional: a produção de alimentos provenientes da agricultura familiar e pecuária. Posteriormente, em 2014 inicia oferta de curso superior de Engenharia de Alimentos (50 vagas anuais) e em 2015 o bacharelado em Administração (70 vagas anuais). Nesse mesmo ano é incorporado ensino médio ao curso técnico dando origem a dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos (80 vagas anuais) e em Química (80 vagas anuais). No mesmo ano, é inaugurada a pós-graduação com oferta de especialização “Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino” (30 vagas anuais), que se destaca pela presença majoritária de profissionais de educação da rede pública de ensino em busca de qualificação. Dessa forma, avança na oferta de vagas por ano nos níveis médio, graduação e pós-graduação. Evolui da capacidade potencial de lotação do campus de 240 alunos para 880 em todos os cursos.

Para dar suporte a esse crescimento, no mesmo período o campus aumentou o quadro de servidores dos iniciais 6 docentes e 6 técnicos-administrativos para os atuais 26 técnicos e 48 professores.

Além das atividades de ensino, diversos projetos veem contribuindo para disseminação do conhecimento e melhora na qualidade de vida da população. Anualmente, a “Semana de Extensão” abre as portas do campus para a comunidade oportunizando oficinas, palestras e cursos em diversas áreas do conhecimento. Em 2015 um evento científico de grande repercussão, o I SiCTEA – Simpósio de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, atraiu participantes e pesquisadores de grandes instituições do país (UNICAMP, EMBRAPA, UFRJ, UFRRJ, IFs). Além disso, diversos projetos de extensão veem sendo conduzidos com objetivo de promover desenvolvimento regional. Entre eles, treinamento e capacitação de higiene para merendeiras da rede pública de ensino, além de projetos junto à comunidade quilombolas e produtores de gêneros alimentícios oriundos de agricultura familiar.

Dessa forma, o Cefet/RJ campus Valença vem contribuindo para interiorização das instituições federais de ensino e cumprindo seu papel social de promover crescimento e fortalecimento regional sustentável através de atividades de ensino, pesquisa e extensão de caráter público, gratuito e de qualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página