Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Campus Valença - Histórico

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 15h28 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 11h33 | Acessos: 1916

O Cefet/RJ campus Valença foi inaugurado na cidade de Valença em 01 de fevereiro de 2010 a partir de recursos oriundos do Programa de Expansão da Educação Profissional – PROEP.

Inicialmente foi ofertado o curso técnico de Agroindústria de Alimentos (80 vagas anuais) de maneira a fomentar importante vocação regional: a produção de alimentos provenientes da agricultura familiar e pecuária. Posteriormente, em 2014 inicia oferta de curso superior de Engenharia de Alimentos (50 vagas anuais) e em 2015 o bacharelado em Administração (70 vagas anuais). Nesse mesmo ano é incorporado ensino médio ao curso técnico dando origem a dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos (80 vagas anuais) e em Química (80 vagas anuais). Em 2016 é inaugurada a pós-graduação lato sensu em “Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino” (30 vagas anuais)  que se destaca pela presença majoritária de profissionais de educação da rede pública de ensino em busca de qualificação. Em 2018 é criada a pós-graduação lato sensu em "Ciência e Tecnologia Cervejeira" (20 vagas semestrais). Dessa forma, o campus avança na oferta de vagas por ano nos níveis médio, graduação e pós-graduação. Evolui da capacidade potencial de lotação de 240 alunos para 880 em todos os cursos.

Para dar suporte a esse crescimento, no mesmo período o campus aumentou o quadro de servidores dos iniciais 6 docentes e 6 técnicos-administrativos para os atuais 28 técnicos e 52 professores.

Além das atividades de ensino, diversos projetos veem contribuindo para disseminação do conhecimento e melhora na qualidade de vida da população. Anualmente, a “Semana de Extensão” abre as portas do campus para a comunidade oportunizando oficinas, palestras e cursos em diversas áreas do conhecimento. Em 2015 um evento científico de grande repercussão, o I SiCTEA – Simpósio de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, atraiu participantes e pesquisadores de grandes instituições do país (UNICAMP, EMBRAPA, UFRJ, UFRRJ, IFs). Além disso, diversos projetos de extensão veem sendo conduzidos com objetivo de promover desenvolvimento regional. Entre eles, treinamento e capacitação de higiene para merendeiras da rede pública de ensino, além de projetos junto à comunidade quilombolas e produtores de gêneros alimentícios oriundos de agricultura familiar.

Dessa forma, o Cefet/RJ campus Valença vem contribuindo para interiorização das instituições federais de ensino e cumprindo seu papel social de promover crescimento e fortalecimento regional sustentável através de atividades de ensino, pesquisa e extensão de caráter público, gratuito e de qualidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página