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Catálogo de Serviços

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 18h43 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 18h13 | Acessos: 55

Sistemas Corporativos

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

 

 

 

 

Contas e acessos

O RG Cefet/RJ é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio e aos computadores do Cefet/RJ.

 

 

 

 

E-mail institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, como por exemplo, Office Online, armazenamento no Onedrive, entre outros.

 

 

 

 

Equipamentos e softwares

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de Softwares autorizados pelo DTINF.

 

 

 

 

Redes e telefonia

O serviço de Administração de Rede Local de dados tem por finalidade executar procedimentos essenciais com vistas a garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional da Rede Local do Cefet/RJ e de seus usuários. O serviço de Telefonia, seja fixa, móvel ou VoIP, visa prover o suporte técnico a serviços de telefonia da instituição

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio de TI a eventos

O serviço de Apoio de TI a Eventos é um acompanhamento técnico para realização de videoconferências nas salas disponíveis, com equipamento específico;criação e gerência de sala virtual com suporte a vídeo, áudio e chat, para realização de aulas, reuniões remotas e transmissão de eventos no Cefet/RJ (Mconf/RNP).



Webconferência (Webconf)

 

 

 

 

Armazenamento e Servidores

O serviço de virtualização de servidores e alocação de servidores físicos em racks, no ambiente do datacenter do Cefet/RJ, possibilita maior disponibilidade dos serviços prestados. O atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade dos recursos de elétrica,  refrigeração e espaço existentes no datacenter.


Colocation

 

 

 

 

 

 

1. Sistemas  Corporativos

 

Os sistemas corporativos são sistemas informatizados que auxiliam nas atividades de gestão administrativa e acadêmica do Cefet/RJ. Estes abrangem módulos e sistemas integrados que compartilham dados e produzem informações a partir da base de dados corporativa, proporcionando mais transparência, eficiência e confiabilidade. Os sistemas corporativos do Cefet/RJ são:

 

1.1.  Sistema Acadêmico (Módulo acadêmico do SIE)

Descrição

O Módulo Acadêmico do SIE é  responsável pelo gerenciamento das atividades acadêmicas do Cefet/RJ. Ele compreende as modalidades de ensino presencial e a distância, nos níveis médio/técnico, graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e gerencia o ciclo acadêmico desde o ingresso do aluno até o seu desligamento da instituição. O sistema SIE foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria e é mantido pela empresa AVMB, que  nos presta o suporte técnico.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Funcionalidades

Entre as funcionalidades deste módulo do sistema estão:

  • Atividades letivas e complementares realizadas pelos alunos;
  • Desempenho acadêmico realizado pelos professores;
  • Gestão acadêmica realizada pelos coordenadores, chefes de departamento e demais gestores acadêmicos, como abertura de curso, gerenciamento de horários, turmas e salas, matrícula em cursos e disciplinas, controle de vagas e previsão de abertura de vagas, alocação de professores às turmas, entre outros.
  • Gerenciamento das atividades acadêmicas, permitindo a análise dos cursos ofertados e o desempenho dos alunos através de análises estatísticas(relatórios analíticos de gestão).

Clientes

  • Servidores de registro acadêmico;
  • Servidores do apoio pedagógico;
  • Coordenadores de curso;
  • Gestores de áreas acadêmicas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Alterar permissão / 120h;
  • Cadastrar e-mail / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.2 Gestão de Pessoas (Módulo RH do SIE)

Descrição

O módulo RH é o módulo  de Recursos Humanos (RH)  do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) que auxilia o  Departamento de Recursos Humanos nos processos que integram a gestão administrativa da Instituição.

Este módulo tem por objetivo melhorar a eficiência e efetividade do desempenho das atividades administrativas, permitindo constantes melhorias na integração e elevação do nível de confiabilidade das informações. O módulo RH provê subsídios para tomadas de decisões, aumento da transparência da instituição e melhor alinhamento com órgãos governamentais e seus sistemas, como SIAFE e SIAPE.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Servidores do Departamento de Recursos Humanos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Solicitar novo  relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

 

 

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1.3. Portal do Aluno

Descrição

O Portal do Aluno é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para acompanhamento online da vida acadêmica do aluno. Dentre as funcionalidades do portal do aluno elenca-se as seguintes:

  • Realização de matrículas online em disciplinas;
  • Visualização de notas, quadro de horários e frequência por disciplina;
  • Impressões de relatórios e declarações;
  • Visualização de notícias e comunicados.

O Portal do Aluno possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Alunos regularmente matriculados.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h;
  • Comunicar problema / 720h.

 

Documentação

 

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1.4. Portal do Professor

Descrição

O Portal do Professor é uma aplicação desenvolvida para ambiente web que disponibiliza aos seus usuários as funcionalidades necessárias para administração e divulgação de informações referentes a atividade docente, como por exemplo,   os respectivos cursos, disciplinas, e turmas nos quais os professores lecionam. Além disso, o portal do professor oferece uma parte dedicada aos coordenadores de curso. As principais funcionalidades deste portal são as seguintes:

 

  • Emissão de Relatórios e Declarações;
  • Lançamento e Gerenciamento de Notas;
  • Consulta de Informações das turmas lecionadas ;
  • Visualização de notícias e comunicados no portal;
  • Administrar Liberação de Turmas e Lançamento Notas.

O Portal do Professor possui integração com módulos do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), atual Sistema Acadêmico desta instituição. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Docentes com vínculo ativo;
  • Coordenadores de curso.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 48h;
  • Primeiro acesso / 48h
  • Novo relatório / 120h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

  • Em elaboração

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1.5. Sistema de Biblioteca (SOPHIA)

Descrição

SOPHIA é um sistema de gestão de biblioteca usado pelas bibliotecas do Cefet//RJ para administrar todo o seu acervo e gerir o acesso da comunidade acadêmica (docentes, discentes e funcionários da instituição) ao seu conteúdo. Os acervos das bibliotecas podem ser consultados aqui.

O SOPHIA é um produto desenvolvido pela empresa PRIMA Software e foi adquirido em meados dos anos 2000. A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Manutenção de Sistemas de Informação (SEMSI).

 

Clientes

  • Servidores das bibliotecas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.6. Sistema de Inscrição em Cursos de Capacitação

Descrição

O Sistema de  inscrição em cursos de capacitação é um serviço via web. O serviço é disponibilizado para servidores de todos os campi, permitindo assim um maior controle das inscrições realizadas. A prestação desse serviço é responsabilidade da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e da Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI) do DTINF.

 

Clientes

  • Divisão de Recursos Humanos - Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

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1.7. Gerador de Assinatura de E-mail

Descrição

O Gerador de Assinatura de E-mail é uma aplicação web utilizada para geração de assinatura padronizada para uso no e-mail institucional. Os dados solicitados são Nome, Cargo, Lotação e Telefone (opcional). A assinatura oficial de e-mail é definida pela DICOM, pois trata-se de algo que integra a ferramenta de e-mail, que é um meio de comunicação oficial do Cefet/RJ. Somente a DICOM pode solicitar alterações em seu formato.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Alterar leiaute da assinatura / 120h;
  • Comunicar problema / 120h.

 

Documentação

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1.8. Questionários para Pesquisas

Descrição

O Questionário para Pesquisas é uma plataforma web que permite a coleta, o acompanhamento, o cruzamento estatístico e a retirada de relatórios com finalidade de pesquisas institucionais anuais e/ou ações pontuais. A ferramenta facilita a coleta e exportação dos resultados para relatórios institucionais como alguns dos listados abaixo:

 

  • CPA - Comissão Própria de Avaliação (acesse aqui);
  • Diretoria de Ensino/ Departamento do Médio e Técnico (DIREN/DEMET) - Avaliação de cursos integrados;
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES) - Pesquisa de Egressos.

 

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ.

Para prover esse serviço é utilizada a ferramenta LimeSurvey que é open source e gratuita. A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é responsabilidade da Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Diretoria de Ensino (DIREN);
  • Comissão Própria de Avaliação (CPA);
  • Diretoria de Gestão Estratégica (DIGES).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Primeiro acesso / 72h;
  • Recuperar senha / 72h;
  • Novo questionário online / 168h;
  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

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1.9. Sistema de Avaliação de Desempenho On-line

Descrição

O Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) é uma plataforma web que foi criada para permitir o gerenciamento das avaliações de desempenho dos servidores técnicos administrativos com mais praticidade e eficiência. Das funções de grande importância do sistema estão: preenchimento online; acesso às avaliações anteriores; acompanhamento das avaliações pendentes; emissão de relatórios gerenciais.

A gestão desse serviço é de responsabilidade da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Recursos Humanos (DRH) e a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI) do DTINF é responsável pelo suporte técnico.

 

Clientes

  • Divisão de Recursos Humanos - Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

 

  • Comunicar problema / 240h.

 

 

Documentação

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1.10. Sistema de Gerenciamento de Projetos

Descrição

Sistema de Gerenciamento de Projetos é uma plataforma web que provê suporte ao gerenciamento de projetos. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível um melhor registro e controle das informações, facilitando o monitoramento das tarefas e avaliação dos resultados dos projetos.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores chefes de lotação ou líderes de grupos de pesquisa.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Divisão de Estratégia e Governança de Tecnologia de Informação (DIGTI).

 

Clientes

  • Alunos bolsistas e estagiários;
  • Servidores docentes e técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Redefinir senha / 48h;
  • Criar primeiro projeto / 72h;
  • Criar usuário / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.11. Sistema de Registro

Descrição

O Sistema de Registro é um sistema web de gestão da identidade digital dos servidores e alunos do Cefet/RJ para acesso aos sistemas de informação institucionais. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível visualizar e editar o e-mail pessoal, redefinir a senha, acessar o e-mail institucional e acessar os sistemas cujas permissões contemplem seu usuário ou grupo a que pertence.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores docentes e técnico-administrativos e alunos do Cefet/RJ.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

 

Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.12. Sistema de Reserva de Recursos

Descrição

O Sistema de Reserva de Recursos é uma plataforma web que provê suporte às reservas de salas, auditórios e recursos audiovisuais. Para acessar a página do serviço, clique aqui. Através do uso desta ferramenta, é possível acessar as agendas de ocupação, bem como efetuar reservas, proporcionando  transparência, agilidade, otimização no processo de escolha e o tempo ocioso dos recursos.

O serviço deve ser usado para fins estritamente institucionais, sendo respeitada a Política de Segurança da Informação e da Comunicação do Cefet/RJ. Podem solicitar o serviço: servidores docentes e técnico-administrativos do Cefet/RJ.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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1.13. Sistema de Chamados

Descrição

O sistema de chamados é uma plataforma de atendimento ao cliente que centraliza as solicitações, esclarecimentos, reclamações e registros de problemas relacionados aos produtos e serviços da instituição.

Esse serviço permite que os clientes possam registrar, atender e acompanhar as solicitações de seus próprios usuários. A cada solicitação é atribuído um número de chamado que pode ser usado para acompanhar o progresso do atendimento. A troca de mensagens entre cliente e provedor de serviços é realizada por e-mail.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).



Clientes

  • Diretorias, Departamentos e Coordenações.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Manter cadastro de atendente / 72h;
  • Manter cadastro de tópico / 72h;
  • Comunicar problema / 168h.
  • Solicitar utilização do sistema de chamados /  360h.

 

Em caso de indisponibilidade do serviço, as falhas na plataforma de chamados podem ser comunicadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou pelo telefone 2566-3158.

 

Documentação

 

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2. Portais

Os portais do Cefet/RJ são canais de comunicação, onde são disponibilizados informações e aplicações da instituição e tem como objetivo facilitar a interação com o usuário.

2.1. Portal do Cefet/RJ

Descrição

O Portal do Cefet/RJ é o website da instituição, que representa sua presença na Internet e serve de veículo de contato com os alunos e a comunidade em geral.

Neste novo portal estão disponíveis os conteúdos referentes à área acadêmica em todos os níveis e alguns conteúdos da área administrativa. O Portal também disponibiliza acesso aos serviços de e-mail, ao Portal do Professor e ao Portal do Aluno que são integrados ao  Sistema de Informação Educacional.

Este portal foi totalmente reformulado para atender a Instrução Normativa nº 08, de 19 de dezembro de 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.



Clientes

  • Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos;
  • Público externo.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Recuperar senha / 72h;
  • Acesso para edição / 72h;
  • Criar nova área de publicação / 168h;
  • Comunicar link quebrado /  72h;
  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

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2.2. Intranet

Descrição

A Intranet do Cefet/RJ é um espaço  criado para troca de informações relevantes para o dia a dia de trabalho, além de requisitar e prestar serviços aos diversos setores do Cefet/RJ. Ele pode ser acessado de qualquer campus pelo endereço intranet.cefet-rj.br, mas somente a partir da rede interna.

A Intranet conta com as seguintes funcionalidades: Notícias, Redes Sociais, Facilidades e Serviços, Eventos, Manuais e Procedimentos, Telefones Úteis e Sistemas de Chamados.

A Intranet foi desenvolvida com base no gerenciador de conteúdo open source WordPress e foi totalmente customizada pela equipe de TI  do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição.

A lotação do DTINF responsável pela prestação desse serviço é a  Seção de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SEDSI).



Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema / 72h.

 

Documentação

  • Em elaboração.

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3.  Contas e Acessos

O RG Cefet/RJ é a identificação do usuário na rede de dados do Cefet/RJ. Esta conta permite o acesso a várias aplicações de forma integrada, como o e-mail, o acesso a rede sem fio e aos computadores do Cefet/RJ.

O sistema permite cadastrar e alterar a senha, além de fornecer um endereço de e-mail pessoal para realizar a recuperação do acesso sem a necessidade de abertura de chamados. O sistema utiliza autenticação centralizada por meio de LDAP (do inglês, Lightweight Directory Access Protocol), que é ideal para instituições que possuem uma rede em que existem vários serviços atuando e que necessitam de autenticação, como é o caso do Cefet/RJ. Esse método de autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, proporcionando um maior controle e segurança.

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3.1. RG Cefet/RJ

Descrição

 

As contas no domínio do Cefet/RJ propiciam aos usuários acesso à rede de dados desta instituição, e-mail institucional, além do acesso aos serviços Microsoft.  Por meio deste serviço, o usuário pode cadastrar a sua conta no ambiente RG Cefet/RJ, alterar seus dados, trocar sua senha ou mesmo solicitar a inativação de uma conta já existente.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço e pelas contas dos usuários é a Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

Clientes

  • Docentes;
  • Técnico-administrativos;
  • Alunos ativos.



Solicitações / Acordo de Nível de Serviço (SLA)

  • Problema com acesso à conta / 24h.

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4. E-mail Institucional

O E-mail Institucional é um endereço de correio eletrônico institucional pessoal (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e corporativo (endereço do setor ou evento), com domínio do Cefet/RJ. Por meio desta conta o usuário obtém acesso a diversos serviços Microsoft, como por exemplo, Office Online, armazenamento no Onedrive, entre outros.

4.1. E-mail Institucional

Descrição

O e-mail institucional é um endereço eletrônico atribuído a um servidor, lotação ou evento. Essa ferramenta destina-se à troca de informações relacionadas ao Cefet/RJ de caráter estritamente profissional. Esse serviço tem como base a ferramenta de e-mail Outlook.com que é provido pela Microsoft como parte de seu pacote de serviços para a educação, Office 365 for Education. Para acessar esse serviço clique aqui.

O tamanho padrão das caixas de correios dos usuários é de 50GB. Os grupos de trabalho pertencentes a lotações e a eventos devem ficar sob a responsabilidade do respectivo chefe da lotação ou responsável pelo evento. Esses grupos poderão ser compartilhadas com outros servidores.

Com o e-mail institucional da Microsoft, todos os usuários, sejam alunos, professores ou técnicos administrativos, obterão outros serviços associados, como o armazenamento em nuvem de 1TB pelo OneDrive e a utilização gratuita do Office on-line.

A lotação do DTINF responsável pela prestação deste serviço é a Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

 

Clientes

  • Alunos ativos;
  • Docentes ativos;
  • Técnico-administrativos ativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo grupo de trabalho / 72h;
  • Alterar grupo de trabalho / 72h.

 

Documentação

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5. Equipamentos e Softwares

O DTINF presta o serviço de suporte à manutenção de equipamentos (Desktops, notebooks e impressoras) pertencentes ao parque tecnológico do Cefet/RJ e instalação de Softwares autorizados pelo DTINF.

5.1. Suporte ao Usuário (Service Desk)

Descrição

O serviço de Suporte ao Usuário consiste no atendimento ao usuário para questões relacionadas aos computadores e periféricos da instituição. No campus Maracanã, esse serviço é prestado pela Seção de Suporte ao Usuário (SESUS) e seu horário de atendimento é de 8h às 18hs. Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Docentes;
  • Técnicos administrativos;
  • Terceirizados;
  • Estagiários ou bolsistas.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Instalar software / 48h;
  • Instalar equipamento ou periférico / 72h;
  • Instalar certificado digital / 48h;
  • Compartilhar pasta na rede / 48h;
  • Movimentar equipamento / 72h;
  • Comunicar problema / 168h;
  • Manutenção de laboratório de TI / A combinar.

 

Documentação

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6. Redes e Telefonia

O serviço de Administração de Rede Local de dados tem por finalidade executar procedimentos essenciais com vistas a garantir a disponibilidade e o bom desempenho do ambiente operacional da Rede Local do Cefet/RJ e de seus usuários. O serviço de Telefonia, seja fixa, móvel ou VoIP, visa prover o suporte técnico a serviços de telefonia da instituição.

6.1. Conectividade de Rede

Descrição

A Conectividade de Rede é  um serviço que consiste no fornecimento de acesso à rede administrativa cabeada do campus Maracanã do Cefet/RJ, incluindo o acesso à Internet e aos outros serviços internos. Dentre as tarefas realizadas estão: análises de viabilidade e implantação de novas redes, instalação de pontos de rede, acompanhamento de projetos realizados por empresas terceirizadas,, configuração e manutenção dos ativos de rede, remanejamento de pontos e/ou equipamentos de rede.

No Maracanã, este serviço está disponível de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE). Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos.
  • Estagiários, bolsistas e monitores;
  • Estudantes de mestrado e doutorado;
  • Funcionários terceirizados;




Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo ponto de rede / 168h;
  • Mudar ponto de rede / 168h;
  • Problema com acesso à rede / internet / 48h;
  • Problema com login / autenticação / 72h;
  • Cabear novo ambiente / A combinar.



Documentação

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6.2. Rede Sem Fio (Wi-Fi)

Descrição

Uma rede Wi-Fi é uma infraestrutura de comunicação sem fio, que permite a transmissão de dados da internet, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos entre computadores.

Esse serviço consiste em oferecer acesso à internet para usuários que possuam equipamentos com suporte a rede sem fio e que estejam devidamente autenticados na rede escolhida. Os níveis de acesso são diferenciados de acordo o público-alvo: visitantes, alunos, docentes, entre outros.

O suporte a este serviço é realizado de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs pela Seção de Suporte à Telecomunicações  e Rede (SETRE).

 

Clientes

  • Docentes;
  • Estudantes;
  • Técnico-administrativos;
  • Visitantes.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Criar rede para evento / 48h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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6.3. Eduroam

Descrição

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, disponibilizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que permite conectividade à Internet para estudantes, funcionários e professores das instituições participantes, dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Os usuários que possuem acesso ao Eduroam precisa apenas  ativar o Wi-Fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio automaticamente. Com isso, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

No campus Maracanã este serviço é prestado pelo Setor de Redes e Telefonia (SETRE) .

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Estudantes.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Problema de acesso a conta / 24h.

 

Documentação

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6.4. Telefonia Fixa

Descrição

O serviço de Telefonia Fixa consiste em manter  os telefones em pleno funcionamento no campus Maracanã, viabilizar a instalação de novos ramais telefônicos, manutenção das linhas diretas e ramais, análise e viabilidade de instalação de tecnologia IP (telefones VoIP).

No campus Maracanã este serviço é prestado pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE) e está disponível de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs. Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

 

Clientes

  • Servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Funcionários terceirizados.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Novo ramal telefônico / 168h;
  • Mover ramal telefônico / 168h;
  • Comunicar problema / 168h.

 

Documentação

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6.5. Telefonia Móvel

Descrição

O serviço de Telefonia Móvel é um serviço contratado para atender as necessidades de comunicação dos diretores geral, sistêmicos e de campi do Cefet/RJ.  A Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE) do DTINF é responsável pela prestação de suporte junto à operadora nos casos de falha de serviço e/ou roubos dos equipamentos fornecidos e para a habilitação do roaming internacional quando os usuários precisam se ausentar do país. O suporte a este serviço é realizado de segunda-feira à sexta-feira de 8h às 18hs.

 

Clientes

  • Diretor geral;
  • Vice diretor geral;
  • Diretores sistêmicos;
  • Diretores de campi do CEFET-RJ.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Trocar chip por motivo de roubo/furto / 120h;
  • Comunicar problema / 120h.

 

Documentação

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7. Apoio de TI a Eventos

O serviço de Apoio de TI a Eventos é um acompanhamento técnico para realização de videoconferências nas salas disponíveis, com equipamento específico;criação e gerência de sala virtual com suporte a vídeo, áudio e chat, para realização de aulas, reuniões remotas e transmissão de eventos no Cefet/RJ (Mconf/RNP).

7.1. Videoconferência

Descrição

Esse serviço permite que pessoas em localizações geograficamente distantes participem de uma mesma reunião, simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face através da comunicação audiovisual em tempo real e dialogar entre si. Todos os detalhes sobre a prestação do serviço e questões técnicas encontram-se na Norma de Videoconferência.

No campus Maracanã este serviço é prestado pela Seção de Suporte à Telecomunicações e Rede (SETRE). Nos demais campi, verificar com o Setor de Informática (SINFO) sobre a prestação de serviço similar.

Clientes

  • Docentes ativos;
  • Técnico-administrativos ativos.

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Agendar videoconferência / 48h;
  • Comunicar problema / 48h.

 

Documentação

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8. Armazenamento e Servidores

O serviço de virtualização de servidores e alocação de servidores físicos em racks, no ambiente do datacenter do Cefet/RJ, possibilita maior disponibilidade dos serviços prestados. O atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade dos recursos de elétrica,  refrigeração e espaço existentes no datacenter.

8.1. Hospedagem de Serviços

Descrição

O serviço de Hospedagem de Serviços consiste no fornecimento de máquina virtual hospedada na infraestrutura de datacenter do DTINF. O fornecimento desse serviço está condicionado à existência de capacidade disponível e ociosa no datacenter, e será fornecido apenas para projetos de pesquisa devidamente aprovados e priorizados em reunião oficial do Comitê de Governança e Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC). Os serviços hospedados precisam ser homologados tecnicamente quanto a compatibilidade com o ambiente e a Políticas de Segurança Cibernética do Cefet/RJ. O serviço fornecido limita-se ao de computação em nuvem privada, não incluindo, em hipótese alguma, a salvaguarda de dados. Essa última é responsabilidade do docente que solicitou e utiliza a máquina virtual.

A lotação do DTINF responsável pela  hospedagem de serviços é a Seção de Infraestrutura e Data Center (SIDAT).

 

Clientes

  • Docentes envolvidos em projetos de pesquisa acadêmica do campus Maracanã, devidamente autorizados pelo Comitê de Governança e  de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC).

 

Solicitações / Acordo de nível de serviço (SLA)

  • Comunicar problema  / 168h.

 

Documentação

  • Em elaboração.
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