Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I SiCTEA supera expectativas

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 16h55 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 17h22 | Acessos: 3335

A primeira edição do Simpósio de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (I SiCTEA), promovida pelo campus Valença entre os dias 8 e 11 de junho, superou as expectativas. Na avaliação do professor e organizador do evento, Fabiano Oliveira, os resultados obtidos foram além dos esperados. “Conseguimos envolver os alunos do campus, despertando neles o desejo pela pesquisa. O alcance da divulgação também foi muito satisfatório. Contamos com a participação de representantes de 13 instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, além de empresas privadas”, sintetiza.

O simpósio reuniu 160 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria de alimentos. Oliveira chama atenção para a presença de representantes da Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das principais do país, e da Universidade Estadual do Pará (Unespar), situada a mais de três mil quilômetros de distância de Valença.

A programação do I SiCTEA foi composta por minicursos, palestras, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos. As atividades foram ministradas por profissionais da indústria de alimentos e renomados pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, como os professores Flávio Schmidt, da Unicamp; Amauri Rosenthal, da Embrapa; Antônio Tavares, do Senai/RJ; Nathália Melo, da UFF; e Virgílio de Carvalho, da UFJF.

Diante dos resultados satisfatórios, a equipe organizadora já anunciou a realização do II SiCTEA, em 2017. “Esperamos promover eventos que cresçam ano a ano, trazendo cada vez maior número de participantes, das mais diversas origens”, afirma Oliveira. De acordo com o professor, é possível que futuras edições do evento exijam locais com maior capacidade, podendo ser realizadas em algum outro espaço na cidade de Valença ou mesmo em uma cidade próxima. No entanto, ele garante que o evento não sairá da região. “Vamos mantê-lo na região, reiterando nossa intenção de promover o desenvolvimento regional, com a interiorização do ensino e da pesquisa de qualidade”, assegura.

O simpósio foi criado com a finalidade de promover a discussão científica e a atualização tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento de instituições de educação e pesquisa do interior do estado do Rio de Janeiro e em regiões próximas. Este ano, o tema central foi “A importância do desenvolvimento da pesquisa científica e difusão de tecnologias no interior do Rio de Janeiro como impulsionador das economias locais”.

Oliveira ressalta que o sucesso do evento só foi possível graças ao envolvimento da comissão organizadora, composta por representantes de todos os cursos ofertados pelo Cefet/RJ em Valença, e do apoio da comunidade acadêmica como um todo. "Graças ao empenho de toda a equipe do campus, o I SiCTEA entra para a história da escola e da cidade", conclui. 

 

Fim do conteúdo da página