Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Etapa estadual da XX Maratona de Programação reuniu 105 estudantes no Cefet/RJ

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 16h08 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 17h11 | Acessos: 3368

A Escola de Informática e Computação (EIC) do campus Maracanã recebeu 105 estudantes, organizados em 35 times, provenientes de dez instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, na etapa estadual da XX Maratona de Programação, realizada no dia 12 de setembro. “A competição foi um marco para a EIC e para o Cefet/RJ, que sediou o evento pela primeira vez. Fomos muito elogiados pela organização, tanto pelas equipes quanto pelos professores que vieram ao evento”, afirma o diretor da etapa estadual da competição e professor do Centro Federal, João Quadros.

Os participantes tiveram que resolver uma prova de 12 questões de programação. Além de medalhas para os primeiros colocados, estavam em disputa duas vagas na etapa nacional da competição. No Rio de Janeiro, foram classificadas uma equipe da UFRJ e uma do Instituto Militar de Engenharia (IME).

A Maratona de Programação é considerada um dos principais eventos do calendário acadêmico das escolas de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil. O evento destina-se a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins e é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Computação, pela Association for Computing Machinery (ACM) e pela IBM.

 

Premiação no Torneio Interescolar de Cubo Mágico

 Alunos do curso técnico em Informática da EIC se destacaram na etapa estadual do Torneio Interescolar de Cubo Mágico. A equipe, formada pelos estudantes Gabriel de Mello, Ângelo Costa, Guilherme Fonseca e Luigi Duarte, conquistou a terceira colocação no evento, realizado no dia 29 de agosto, no Colégio Faria Brito. 

Os estudantes obtiveram o terceiro melhor tempo na resolução de 20 cubos mágicos, embaralhados com o programa TNoodle, usado nos campeonatos oficiais da World Cube Association (WCA). A equipe foi premiada com medalhas e troféu. Além disso, conquistou uma vaga na etapa nacional da disputa.

A EIC também marcou presença na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2015, realizada na PUC-Rio, no dia 19 de setembro.

 

 

Fim do conteúdo da página