Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretor-geral empossa dirigentes dos campi

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2015, 15h56 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2016, 17h55 | Acessos: 3677

O diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Alves, empossou os sete diretores dos campi escolhidos pela comunidade interna, referendando o processo de consulta para os cargos, que teve início em sua primeira gestão (2011-2015). “O encaminhamento do processo de escolha dos diretores por consulta à comunidade foi um compromisso assumido por nós desde o primeiro mandato. Os cargos de diretor são prerrogativa da Direção-Geral. Ela tem o poder de nomeação, mas quisemos transformar a escolha em um processo democrático”, esclareceu Alves.

O objetivo da atual gestão é consagrar esse processo, vinculando formalmente a escolha dos diretores dos campi à realização de eleições. De acordo com Alves, o tema será levado ao Conselho Diretor (CODIR), para discussão e regulamentação.

A assinatura dos termos de posse foi realizada entre os dias 15 de setembro e 1° de outubro, em cada um dos sete campi. Também foram empossados os gerentes acadêmicos e administrativos. Além do diretor-geral, estiveram presentes o vice-diretor, Mauricio Motta, e a diretora de Ensino, Gisele Vieira.

 

Clique nos links abaixo para saber como foi a posse em cada um dos campi.

Nova Friburgo Maria da Graça 
Itaguaí  Nova Iguaçu 
Valença  Petrópolis
Angra dos Reis  

 

 

Nova Friburgo

O diretor do campus Nova Friburgo, Fábio de Barros, foi o primeiro a tomar posse, no dia 15 de setembro. De acordo com Barros, a nova gestão buscará “atender as necessidades regionais, consolidando cursos existentes, criando novos em função da demanda e ampliando a oferta de projetos de pesquisa e extensão com forte vinculação com as necessidades da população”.

Para o vice-diretor do Cefet/RJ, o campus desempenha um importante papel na região. “Além da formação de cidadãos e de mão de obra, a presença da instituição promove o desenvolvimento regional, que também é uma das missões do Cefet/RJ.”

Como membros da nova gestão, também foram empossados o gerente acadêmico, Nilson Lazarin, e o gerente administrativo, Alexandre Guimarães.

 

Maria da Graça

Empossado no dia 17 de setembro, o novo diretor do campus Maria da Graça, Luiz Cláudio Rodrigues, assumiu o cargo destacando seus laços afetivos com a região. “É uma honra representar o Cefet/RJ no bairro onde praticamente nasci. Lembro quantas vezes passei por essa porta, quantas vezes vim a essa rua jogar bola. Aquele menino, que tinha vários sonhos, nunca imaginou que seria diretor desse campus”, emocionou-se.

O diretor-geral do Cefet/RJ acredita que a retomada do prédio temporariamente cedido ao Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, em dezembro de 2015, permitirá ao campus alcançar um novo patamar nos próximos anos. “Formalizaremos uma nova estrutura, criando condições de crescimento sustentável para a região de Maria da Graça e seu entorno”, afirmou.

A transição para essa nova fase está sendo negociada com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, como enfatizou o vice-diretor do Cefet/RJ. “Estamos discutindo formalmente com a Seeduc uma transição tranquila e transparente para o Horácio Macedo, preservando a situação dos alunos da escola, mas também procurando atender as necessidades dos nossos alunos”, assegurou.

Para compor a nova gestão, também foi empossado o gerente acadêmico do campus, Alberto Boscarino Júnior, e ratificado no cargo o gerente administrativo, Egberto de Lima.

 

Itaguaí

  

O diretor do campus Itaguaí, Luiz Diniz, reassumiu o cargo no dia 18 de setembro, lembrando, em tom descontraído, que “são só mais quatro anos”. Diniz reafirmou seu compromisso de trabalhar com afinco e minimizou os possíveis impactos da situação econômica do país no futuro da instituição. “Já passamos por situações piores, em outros governos, e não será neste momento que vamos abaixar a cabeça. Vamos continuar levando a instituição para a frente”, garantiu.

“O campus Itaguaí é um exemplo para todos nós, talvez até para o Brasil, pela forma como foi implantado”, afirmou o vice-diretor do Cefet/RJ, resumindo a história da unidade. “Começamos em uma área da prefeitura, com investimento privado a fundo perdido e um curso subsequente. Hoje temos outros cursos técnicos, a graduação e, mais importante do que isso,conseguimos a inserção no local. Em um raio de vários quilômetros, o Cefet/RJ é a única instituição pública federal”.

O gerente acadêmico do campus, Nelson Cordeiro, e o gerente administrativo, Fernando dos Anjos, também foram ratificados em seus respectivos cargos.

 

Nova Iguaçu

A posse da diretora do campus Nova Iguaçu, Luane Fragoso, foi realizada no dia 23 de setembro, com um discurso de apelo à união. “A instituição é uma só. O que ocorreu durante o processo eleitoral tem que ser esquecido. Todos aqui têm o mesmo ideal. Todo mundo quer que a instituição cresça”, enfatizou o diretor-geral do Cefet/RJ.

Luane assumiu o compromisso de promover essa união. “A disputa acabou, agora somos um só. Quem quiser se somar, estaremos juntos. A direção, assim como a gerência acadêmica, estarão sempre de portas abertas”, disse.

O campus Nova Iguaçu foi a primeira unidade descentralizada do Cefet/RJ e, atualmente, é uma das maiores da instituição. Para o vice-diretor, que participou de sua implantação, “é uma satisfação ver que o que era uma possibilidade, uma proposta, consolida-se a cada ano, mostrando cada vez mais o acerto de ter inaugurado o campus”.

Como parte da nova gestão, também foi empossado o gerente acadêmico, José André Mello, e ratificado no cargo o gerente administrativo, João Aldir Lima.

 

Valença

O novo diretor do campus Valença, Fabiano de Oliveira, assumiu o cargo no dia 24 de setembro, em um momento que considera histórico. “Começamos com um curso técnico, há pouco mais de três anos. Hoje, temos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, duas graduações, uma pós-graduação e dois cursos de Ensino a Distância. Estamos vivendo também outro momento histórico, a transformação do Cefet/RJ em universidade, principal projeto da instituição”, discursou.

Após a fase de crescimento do campus, o diretor-geral do Cefet/RJ considera que este é o momento de lutar pela sua consolidação. “Precisamos mostrar para Valença e seu entorno a importância desse campus. Esta gestão tem que lutar pela consolidação dos cursos propostos e pela ampliação do espaço físico e da infraestrutura”, ponderou.

Para compor a nova gestão, também foi empossado o gerente acadêmico, Elton Luís Gomes, e ratificado no cargo o gerente administrativo, Hélio Jorge Gavinho.

 

Petrópolis   

Empossado no dia 28 de setembro, o novo diretor do campus Petrópolis, Frederico de Oliveira, considera que “estar diretor dessa casa por quatro anos significará enfrentar novos dilemas, novas posições e, sobretudo, o desafio de avançar”. Com formação na área de Turismo, Oliveira comprometeu-se a encarar o desafio de “compreender as demandas específicas da Engenharia da Computação, do curso técnico integrado em Telecomunicações e da licenciatura em Física”, cursos oferecidos pelo campus, além do bacharelado em Turismo.

De acordo com o diretor-geral do Cefet/RJ, “esse é um dos nossos campi que está em plena fase de expansão. A pretensão não é parar por aí e sim trazer mais cursos, formando uma parceria entre a instituição e o governo local, para promover o desenvolvimento do município de Petrópolis”.

O novo gerente acadêmico do campus, Welerson Kneipp, e o novo gerente administrativo, Carlos de Jesus, também tomaram posse.

 

Angra dos Reis  

O diretor do campus Angra dos Reis, Tiago Siman, reassumiu o cargo no dia 1° de outubro, lembrando a diferença em relação à primeira investidura, há dois anos. “Quando cheguei, havia poucos professores, poucos servidores, muita gente pedindo transferência. Foi um grande desafio”. Siman enfatizou que o apoio de sua equipe foi fundamental para reverter essa situação.

“O campus Angra dos Reis é o mais novo, tem cinco anos. Começou com praticamente nove servidores e três docentes. Agora, se colocarmos todos os servidores e docentes neste auditório, ele fica lotado”, comparou o diretor-geral do Cefet/RJ. “Apesar de ser o mais novo, provavelmente será o primeiro a implantar uma pós-graduação totalmente independente da sede”, ponderou.

Para o vice-diretor do Cefet/RJ, o campus “tem a característica de encarar desafios”. Desde a definição do local de implantação, passando pela especificação de equipamentos e pela contratação de servidores e docentes, “vários desafios foram sendo enfrentados e superados”. Em sua avaliação, “o campus está perfeitamente alinhado com nosso projeto maior, de transformação em universidade, além de cumprir um papel de extrema importância para essa região, com a interiorização do ensino”.

A gerente acadêmica do campus, Priscila Fabiana dos Santos, e a gerente administrativa, Cristiane Franca também foram ratificadas em seus respectivos cargos.

 

Clique aqui para ver mais fotos das posses.

registrado em:
Fim do conteúdo da página