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Artigo é premiado em Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 15h20 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2016, 11h44 | Acessos: 2698

O XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação premiou, com menção honrosa, o artigo "Uma Plataforma Ubíqua e Pervasiva para Distribuição de Conteúdo Educacional". O trabalho é de autoria de três professores do curso de Engenharia da Computação do campus Petrópolis: André Felipe Monteiro, Dalbert Mascarenhas e Laura Assis. O congresso foi realizado de 4 a 7 de julho, em Porto Alegre.

“A premiação ratifica o reconhecimento, pela comunidade científica, da qualidade do trabalho de pesquisa e extensão realizado no Cefet/RJ. Como o curso de Engenharia de Computação do campus Petrópolis está apenas no terceiro ano, encaramos a menção honrosa como um sinal de que estamos no caminho certo e como um incentivo para o fortalecimento da parceria com os alunos do curso no desenvolvimento do projeto”, avaliam os docentes.

O artigo aborda o desenvolvimento de uma plataforma para a disponibilização de conteúdo educacional no campus Petrópolis, realizado com base na computação ubíqua e pervasiva. Esta consiste em um ramo tecnológico que procura “automatizar” a interação humana com o computador, de forma que o usuário nem perceba sua ação sobre o dispositivo.

A plataforma dispõe de um banco de dados alimentado por professores com informações associadas a locais específicos do campus (salas de aula, laboratórios, auditório, etc.). Com um aplicativo sensível ao contexto instalado em um dispositivo móvel (smartphone ou tablet), o aluno recebe as informações de forma personalizada, conforme sua localização na rede wi-fi do campus.

Aplicativo sensível ao contexto exibe dados relativos ao ambiente

“Se o aluno estiver no laboratório, ele receberá informações relacionadas a esse local, como horário de funcionamento e equipamentos disponíveis. Quando o mesmo aluno se dirigir a uma sala de aula, o conteúdo disponibilizado será automaticamente alterado para assuntos relacionados ao novo espaço: materiais de disciplinas utilizados na sala, recados de professores, etc.”, explica Monteiro.

A plataforma foi integralmente desenvolvida por alunos do curso de Engenharia de Computação do campus Petrópolis. Ela é composta por uma interface web para a inserção de conteúdo, roteadores wi-fi que configuram uma rede em malha com pontos de acesso instalados em locais estratégicos e o aplicativo usado pelos alunos, desenvolvido na plataforma Android.

O projeto tem o objetivo de consolidar, em um único canal de comunicação, o envio de informações dos professores para os alunos, eliminando o uso de plataformas como e-mail, mural de avisos e grupos fechados em redes sociais.

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