Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisadores de instituições holandesas visitam Cefet/RJ

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2016, 15h12 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2016, 15h26 | Acessos: 2356
O cientista Raoul Frese, da Universidade Livre de Amsterdã, apresentou pesquisas na área de fotossíntese

Pesquisadores da Universidade Livre de Amsterdã e da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã, ambas da Holanda, fizeram a primeira visita ao Cefet/RJ no marco do projeto “Máquina simbiótica para exploração espacial”, que desenvolvem em parceria com o Centro Federal. O encontro, realizado no dia 25 de agosto, incluiu a apresentação de resultados de pesquisas à comunidade acadêmica e uma reunião com o grupo de trabalho.

O projeto interinstitucional também conta com a parceria da Agência Espacial Europeia e prevê a construção de uma biomáquina para a criação de condições atmosféricas favoráveis à colonização humana em outros planetas, bem como o lançamento de um protótipo à Lua em 2019. A biomáquina terá a função de cultivar algas e plantas em solo extraterrestre e realizar o processo de fotossíntese por meio de células biossolares.

Na palestra à comunidade acadêmica, o cientista Raoul Frese, líder do grupo de Biofísica Laserlab, da Universidade de Amsterdã, considerado um dos principais do mundo na área de fotossíntese, apresentou as pesquisas do laboratório que subsidiarão o desenvolvimento da máquina simbiótica. O artista-cientista carioca Ivan Henriques, vinculado à Academia Willem de Kooning, da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã, enfocou a interface entre arte, ciência, tecnologia e meio ambiente, recorrente em seus trabalhos e presente também na concepção da máquina simbiótica.

A transformação dessa interface conceitual em uma máquina eficiente é a principal atribuição do Cefet/RJ no projeto. “Há muita engenharia nessa transformação: por exemplo, a biomáquina precisará vencer a atmosfera, aterrissar no solo extraterreste e gerar energia”, explica o professor de Engenharia e coordenador do projeto pelo Cefet/RJ, Leydervan Xavier.

registrado em:
Fim do conteúdo da página