Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Instituições de ensino do estado do Rio precisam de recursos para encerrar o ano letivo

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 15h16 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2016, 14h10 | Acessos: 2939

As universidades e as instituições federais de ensino tecnológico do estado do Rio de Janeiro precisam da liberação dos recursos do orçamento de 2016 contingenciados pelo governo federal, para conseguir encerrar as atividades do ano letivo. O diagnóstico foi traçado por reitores e diretores dos estabelecimentos de ensino, em reunião com os representantes da bancada de deputados federais do estado.

“Todas as instituições cresceram nos últimos anos. No entanto, os recursos que recebemos este ano são menores que aqueles com que contávamos no início da expansão”, resume o diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves. Deputados e representantes presentes ao encontro se dispuseram a buscar uma solução junto ao Ministério da Educação.

Os dirigentes das instituições de ensino também fizeram um apelo para que a Proposta de Emenda Constitucional 241 (PEC 241/16) seja revista. O dispositivo institui o Novo Regime Fiscal, que limita os gastos públicos por vinte anos, estabelecendo como teto das despesas de cada ano o valor do ano anterior corrigido pela inflação. Na avaliação dos dirigentes, a medida compromete a educação tecnológica e superior do estado.

A reunião foi realizada na sexta-feira, dia 2 de setembro, no Cefet/RJ. Estiveram presentes dirigentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), do Cefet/RJ, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e do Colégio Pedro II.

registrado em:
Fim do conteúdo da página