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Jornada qualifica profissionais para a inclusão de pessoas com deficiência visual

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 15h16 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2016, 13h33 | Acessos: 2081

Servidores técnico-administrativos e docentes do Cefet/RJ participam da jornada Capacita Brasil, do Instituto Benjamin Constant (IBC). O programa visa qualificar profissionais das instituições de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no ambiente escolar. A jornada inclui palestras e a realização de oficinas de leitura e escrita no Sistema Braille, produção de material didático especializado e orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual. Os encontros ocorrem nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro, no campus Maracanã.

“É nosso dever garantir educação para todos. Cada vez mais, estamos recebendo alunos com deficiência. O principal caminho para assegurarmos sua efetiva inclusão é a conscientização da comunidade escolar”, afirma o vice-diretor do Cefet/RJ, Mauricio Motta. Na avaliação do diretor do IBC, João Ricardo Figueiredo, a capacitação ajudará a “fomentar a profissionalização das pessoas com deficiência, para que se tornem sujeitos plenos e possam, inclusive, ajudar a subsidiar as políticas públicas de que são beneficiários”.

A pedagoga da Divisão de Apoio Pedagógico (DIAPE), Gisele Ferreira, trabalha com orientação educacional e está participando da capacitação. “Considero a jornada um importante passo para a inclusão. O crescimento do número de alunos com necessidades especiais na instituição tem revelado que ainda precisamos avançar muito nesse sentido”, avalia.

Motivada por uma experiência inesperada, ao lecionar para uma aluna com deficiência auditiva, a professora de Informática Carmen Queiroz também decidiu participar da jornada. “A experiência marcou um antes e um depois no meu modo de ensinar. Para possibilitar o aprendizado da aluna, foi necessário abordar questões direta e indiretamente relacionadas, não previstas no programa. Então, percebi que essa riqueza de detalhes poderia facilitar a compreensão também dos outros estudantes”, conta. Carmen espera que a jornada ajude-a no aperfeiçoamento da educação inclusiva.

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