Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra sobre redução de desperdício de alimentos abre a SEPEX 2016

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 14h41 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 18h24 | Acessos: 2161

Com palestra sobre a contribuição da fisiologia de pós-colheita de frutas e hortaliças para a redução de perda de alimentos, ministrada pela professora do campus Valença, engenheira agrônoma Alba Pereira Rodrigues, foi realizada nesta quarta-feira, dia 19, a solenidade de abertura da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2016) do Cefet/RJ. A temática desse ano, proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é “Ciência Alimentando o Brasil”.

Além do diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves, estiveram presentes os diretores de Ensino, Gisele Vieira, de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Manuel Pacheco, e de Extensão, Maria Alice Caggiano. A mesa de abertura também foi composta pelo chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários, André Guimarães Couto.

Os dirigentes do Cefet/RJ ressaltaram a consolidação de um evento acadêmico que, a partir da sua vigésima edição, passa a destacar em seu nome a indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão e que é realizado simultaneamente nos oito campi do Cefet/RJ. O diretor-geral do Cefet/RJ observou que a realização de um evento integrado e abrangente como a SEPEX 2016 só foi possível pelo forte envolvimento de professores, alunos e funcionários de todos os campi da instituição. “Esse ano, a novidade é o grande avanço de realizarmos um evento que agrupa ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou o professor Carlos Henrique Alves. A diretora de Ensino lembrou que a academia privilegia a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. “Com essa nova configuração, o evento vai ficar ainda melhor do ponto de vista acadêmico”, afirmou a professora Gisele.

Por sua vez, o professor Pedro Manuel apontou que essa integração de atividades na SEPEX 2016 demonstra o “crescimento da nossa instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”. A diretora de Extensão, Maria Alice, destacou que a SEPEX 2016 significa a consolidação e a formalização de “um evento integrado que já realizamos há muito tempo”. Além de apontar a mudança de nome do evento como uma novidade, o dirigente do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários assinalou que a Semana de Extensão completou 20 anos de existência. “Cabe lembrar que os eventos anteriores a 1996 já criaram uma cultura de extensão no Cefet/RJ”, afirmou André Couto.

Os professores de Música do Cefet/RJ, Daniela Spielmann e Oliver Bastos, enceraram a solenidade de abertura da SEPEX 2016, tocando diversos clássicos da MPB e da Bossa Nova, em um show instrumental no Auditório 1 do campus Maracanã.

Veja mais fotos da abertura da SEPEX 2016.

registrado em:
Fim do conteúdo da página