Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ obtém com MEC recursos para participação de estudantes em competição na Índia

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 17h22 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 17h22 | Acessos: 2036

A Direção-Geral obteve, com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (Setec/MEC), os recursos necessários para a participação de sete estudantes na 22ª Competição Internacional de Ciências, Matemática, Habilidades Mentais e Eletrônica, na Índia. O valor total liberado pelo órgão é de R$ 71.155, para custear despesas de passagens aéreas, diárias do professor acompanhante, locomoção local para o evento e auxílio financeiro aos estudantes.

Há dois meses, os alunos receberam o convite para integrar a delegação do Brasil na competição, graças à premiação conquistada na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2016. Como o Cefet/RJ não dispõe de fundos para custear atividades dessa natureza e os familiares também não podem arcar com as despesas, os estudantes protagonizaram uma série de ações para levantar recursos. Realizaram vaquinha on-line, sorteio de rifas e participaram até do programa televisivo Caldeirão do Huck.

Com a liberação do recurso pelo MEC, os estudantes planejam doar parte do valor que arrecadaram a uma instituição, ainda não definida. A outra parte será destinada à criação de um fundo para custear a participação do grupo em outras competições de conhecimento.

 

QUANTA

A 22ª Competição Internacional de Ciências, Matemática, Habilidades Mentais e Eletrônica (22nd International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Electronics, conhecida como QUANTA) ocorre na Índia entre os dias 17 e 20 de novembro.

A equipe do Cefet/RJ é composta pelos estudantes Pedro Paulino, Felipe Couto, Bárbara Maria, Ítalo Paiva, Matheus da Silva, Rafael Ramos e Victor Lima. Todos são do terceiro ano do curso técnico em Mecânica e, juntos, somam mais de 60 premiações em olimpíadas relacionadas a diversas áreas de conhecimento, como Geografia, História, Química, Física, Matemática e Astronomia.

Na avaliação do professor de Matemática que acompanhará a equipe na competição, Gustavo Adolfo Soares, essa diversidade é um ponto forte. “O grupo contempla, com excelência, todas as habilidades que serão requeridas. A QUANTA não se restringe à Matemática, envolve conhecimentos de diversas áreas científicas.” Soares também enfatiza que as provas serão todas realizadas na língua inglesa.

A QUANTA inclui seis provas, com premiações individuais e uma premiação geral. Os estudantes participarão de uma corrida de obstáculos com robôs e uma disputa de barcos, com protótipos que eles já estão construindo. Também haverá um teste de habilidade mental, envolvendo memória e raciocínio; uma prova de Matemática e uma de Astronomia, Biologia, Física e Química, ambas na forma de quiz. Por fim, haverá um debate sobre um tema multidisciplinar, em que os alunos deverão defender posição favorável ou contrária ao assunto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página