Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Associação de ex-alunos do Cefet/RJ comemora 30 anos de existência com criação de instituto de apoio à inovação tecnológica

Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 11h24 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 11h24 | Acessos: 4821

A criação do Instituto de Apoio à Inovação Tecnológica Escola Técnica Nacional (PROIATEC) – uma organização privada sem fins lucrativos, destinada a apoiar iniciativas inovadoras nas áreas do ensino técnico profissional – vai ser o destaque do evento comemorativo dos 30 anos de existência da Associação de Ex-Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica e Escola Técnica Nacional, que acontece no próximo dia 14. As comemorações serão realizadas na sede da associação, localizada no campus Maracanã do Cefet/RJ, a partir das 11 horas.

O evento, que contará com almoço, é aberto a todos os ex-alunos e incluirá a gravação de depoimentos para a produção de um vídeo institucional sobre os cem anos de fundação do Cefet/RJ, que serão comemorados ao longo de 2017. A proposta de criação do PROIATEC foi aprovada, por unanimidade, pela assembleia geral da associação de ex-alunos. Dentre as ações previstas em seu estatuto, estão a oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos, mediante parcerias público-privadas, e o desenvolvimento de programas de apoio para ex-alunos e alunos carentes da instituição.

 

História

A ideia de criar a associação surgiu de um grupo de ex-alunos que se reunia periodicamente, a partir de agosto de 1984, em um restaurante localizado na Praça XV, denominado "Chamego do Papai". O número de participantes dessas reuniões foi aumentando progressivamente, até que o então diretor-geral do Cefet/RJ disponibilizou as dependências da instituição para a realização de um encontro de ex-alunos.

Realizado no dia 4 de outubro de 1986, o encontro mobilizou cerca de 200 ex-alunos. Os presentes criaram uma comissão pró-fundação, que passou a se reunir nas dependências do Cefet/RJ. Em 30 de maio de 1987, foi fundada a Associação de Ex-Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica e Escola Técnica Nacional, instituição de utilidade pública que participa de forma representativa no Conselho Diretor (CODIR) do Cefet/RJ. Seu quadro é formado por ex-alunos dos cursos de nível técnico e de Engenharia da instituição.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página