Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Equipe do Cefet/RJ disputará primeira Fórmula Drone

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 14h07 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2017, 11h43 | Acessos: 2469

Nova competição criada pela SAE Brasil, a Fórmula Drone contará com a participação da equipe Robótica Maracanã, do Cefet/RJ. Entre os dias 19 e 21 de maio, o grupo, formado por alunos do ensino técnico, submeterá à prova o drone que construiu. A disputa será realizada na cidade de Itajubá, Minas Gerais.

Para participar da Fórmula Drone, os estudantes tiveram que conceber, projetar, documentar, construir e fazer voar um drone do tipo quadrotor, impulsionado por quatro motores, seguindo requisitos e restrições definidos pela SAE Brasil. A aeronave foi projetada para cumprir cinco missões: decolagem, pouso preciso em uma área demarcada, localização de alvo, lançamento de objeto em alvo e passagem por túnel.

A equipe é orientada pelo professor de Informática João Quadros e conta com 17 alunos de três cursos técnicos: Eletrônica, Mecânica e Informática. “Essa competição é muito importante para o nosso grupo, pois envolveu a criação de um produto técnico que será testado por especialistas. É uma experiência profissional singular para os alunos”, afirma o docente.

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre a equipe Robótica Maracanã


A primeira edição da Fórmula Drone envolve estudantes dos Centros Federais de Educação Tecnológica – Cefet/MG e Cefet/RJ – e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A competição foi criada com o propósito de desenvolver, em estudantes do ensino médio, aptidões como liderança, espírito de equipe, planejamento e capacidade de vender projetos e ideias.

Fim do conteúdo da página