Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ex-aluna ministra palestra no curso técnico em Meteorologia

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h48 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h48 | Acessos: 2544

Voltar ao Cefet/RJ no ano do centenário da instituição, como palestrante do curso técnico que, há 37 anos, dava início à sua trajetória profissional, foi uma experiência marcante para a professora de Meteorologia do Instituto de Geociências da UFRJ, Claudine Dereczynski. “Senti muita emoção, principalmente por retribuir um pouquinho de tudo o que eu aprendi e vivenciei. Se hoje estou trabalhando numa área que amo e me sinto completamente realizada, agradeço ao Cefet/RJ.”

Reconhecida no meio acadêmico por suas pesquisas envolvendo casos extremos de precipitação na cidade do Rio de Janeiro, Claudine apresentou aos alunos de Meteorologia resultados de pesquisa recente sobre eventos históricos de chuvas intensas ocorridas a partir do século XIX. A palestra contou com a participação de Marcos Pristo, orientando de Claudine no Programa de Pós-graduação em Meteorologia da UFRJ, que apresentou uma climatologia preliminar sobre casos de chuvas intensas causadoras de alagamentos no Rio de Janeiro.

A atividade, realizada no dia 31 de outubro, também sensibilizou Claudine pelo envolvimento dos alunos. “O entusiasmo da turma, o brilho nos olhos de cada um, tudo ali me fez lembrar como eu me sentia quando comecei a dar os primeiros passos na Meteorologia”, conta.

 

Fim do conteúdo da página