Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota de pesar: Marielle Franco presente

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 20h48 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 20h48 | Acessos: 1404

O Rio amanheceu ontem, mais uma vez, em luto. Mas esse luto, agora, assume proporções imensuráveis de decepção pelo descaso em que vivemos, receosos pela insegurança que nos cerca.

Morreu uma guerreira da forma mais covarde possível. Morreu porque defendia a liberdade, a igualdade e a fraternidade para aqueles que a sociedade, por preconceito, exclui. Fatos como esse fazem aflorar a vergonha e surgir a revolta. Fazem-nos pensar que vivemos num território sem lei e sem ordem, onde o mais armado e covarde pode, simplesmente, executar e sair impune.  Fazem-nos pensar que não existem regras e não existe cidadania, que o território e as pessoas que nele habitam estão sujeitas a barbáries, planejadas e executadas por aqueles que querem calar a voz de quem luta pela igualdade e pelos direitos de uma vida justa. Fazem-nos pensar que não existe justiça.

Essa ação não pode e não deve calar nem sufocar, de raiva e de medo, aqueles que, como Marielle Franco, defendem a relevância da transformação promovida pela educação, defendem a igualdade e a suplantação das diferenças incrustradas no bojo da sociedade através do ativismo nas questões raciais, de gênero e de economia solidária, valores apoiados pelo Cefet/RJ.

A tragédia que vitimou Marielle não é um fato isolado, embora esteja envolta no estado de coisas que assolam o estado do Rio de Janeiro e o país. Os Direitos Humanos vêm perdendo terreno para a lógica de violência e brutalidade. A defesa dos direitos fundamentais de cidadania não foi uma luta isolada de Marielle; é a luta de todos aqueles que acreditam em uma sociedade inclusiva, democrática e na educação pública gratuita e de qualidade. Portanto, suplicamos para que esse acontecimento covarde nos encoraje ainda mais para lutarmos a favor de ações que possam proporcionar oportunidades àqueles que nasceram no berço da pobreza e da exclusão.

O Cefet/RJ emite nota de pesar em consequência do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, e reafirma os valores do Estado democrático de direito. Estende pesares a seus familiares e amigos, como um abraço fraternal a todas as famílias que convivem cotidianamente com a usurpação de seus direitos fundamentais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página