Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Pantera Negra” estimula debate sobre representações na mídia

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 18h16 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 18h24 | Acessos: 1977

Sucesso de público nas histórias em quadrinhos e no cinema, o super-herói Pantera Negra mobilizou um auditório lotado para o debate de questões relacionadas à representação da população negra na mídia. A atividade foi realizada pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) no dia 19 de abril, com o propósito de estimular o diálogo sobre o tema e incentivar a divulgação das pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do programa.

A mesa foi composta pelo professor de História e mestre em Relações Étnico-raciais Elbert de Oliveira Agostinho, pela professora de Artes Visuais e mestranda do PPRER Fernanda Pereira da Silva e pelo premiado cineasta do coletivo Siyanda Hugo Lima. A professora Talita Oliveira mediou o debate.

Com um olhar crítico, os palestrantes destacaram a relevância do super-herói para a positivação da identidade negra, sem perder de vista os interesses mercadológicos das produções da indústria cultural. O protagonismo feminino e a ruptura com a visão maniqueísta de bem e mal também foram questões levantadas durante o debate.

O super-herói Pantera Negra foi criado pela editora de histórias em quadrinhos Marvel, no ano de 1966. O personagem, rei de um país imaginário da África, é considerado um marco na representação da população negra, por romper com as imagens estereotipadas a ela historicamente associadas. Em fevereiro de 2018, Pantera Negra chegou ao cinema, com o lançamento do filme da Marvel Studios.

Fim do conteúdo da página