Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professores se capacitam para implantar programa Cefet Solar

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2015, 14h25 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2015, 11h55 | Acessos: 4798

Professores dos ensinos técnico e superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) participam, até amanhã, dia 3, do segundo módulo do curso de instrutores em energia fotovoltaica. A capacitação é inédita no Brasil e está sendo oferecida pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustetável, por meio da Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), instituição que auxilia o governo da Alemanha em projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. O curso foi ministrado por instrutores da Renewables Academy (Renac), de Berlim, entidade especializada em treinamentos na área de energias renováveis.

O curso é uma das etapas de implantação do programa Cefet Solar, que visa promover o ensino e a disseminação de energia solar fotovoltaica no estado do Rio de Janeiro. A programação do segundo módulo inclui conhecimentos avançados sobre a instalação e a manutenção de sistemas fotovoltaicos. Além de aspectos técnicos, também contempla questões legais e econômicas. O novo módulo iniciou no dia 29 de junho e termina amanhã, dia 3 de julho. A capacitação foi ministrada todos os dias, das 9h às 17h. O primeiro módulo consistiu em uma introdução ao tema e foi realizado em 2014.

O propósito do curso é formar multiplicadores de conhecimento. Após a capacitação, os professores vão estruturar um programa de formação próprio, adequado à particularidade do Cefet/RJ. “Nosso programa vai envolver desde o nível técnico até a pós-graduação. Queremos formar profissionais que sejam capazes de instalar e fazer a manutenção de um sistema fotovoltaico, mas também queremos discutir aspectos de projeto, na graduação, e promover pesquisas para a tropicalização da célula solar, por exemplo”, explica o coordenador do programa no ensino superior, professor Mamour Ndiaye.

Segundo o representante do curso técnico de Eletrônica na coordenação do programa, professor Aridio Schiappacassa, a capacitação oferecida pela Renac em parceria com a GIZ “enfoca a preparação para o mercado, tratando principalmente da instalação e da manutenção de sistemas fotovoltaicos”. O docente informa que o Centro Federal já está montando um laboratório próprio para o treinamento dos alunos.

Em maio deste ano, o Cefet/RJ inaugurou um sistema fotovoltaico para finalidades didáticas, com capacidade de seis quilowatt-pico (6 kWp), equivalente ao consumo mensal de três famílias de classe média baixa com quatro membros cada. O sistema é dividido em dois módulos, que permitirão trabalhar com cenários distintos (leia a matéria: Cefet/RJ formará profissionais para trabalhar com energia solar).

O representante do curso técnico de Eletrotécnica na coordenação do Cefet Solar, Paulo Cézar de Almeida, pondera que, “embora o programa ainda seja incipiente, possui um futuro promissor”. A instituição de ensino será a primeira, no estado do Rio de Janeiro, a oferecer capacitação de mão de obra em energia fotovoltaica.

Para o assessor do programa pela GIZ, Wini Schmidt, o “Cefet/RJ desempenhará um papel muito importante, ao formar técnicos e engenheiros, na massificação da energia fotovoltaica. Como a energia solar é relativamente nova no Brasil, ainda faltam  cursos nessa área”.

Além dos professores do Cefet/RJ, participam da capacitação docentes do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como empresários do setor energético.

As ações envolvidas com a implantação do programa Cefet Solar foram iniciadas há três anos, sob a coordenação do professor Trajano Viana, hoje aposentado. Viana projetou o sistema fotovoltaico em operação e foi responsável por firmar a parceria com a GIZ.

registrado em:
Fim do conteúdo da página