Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O papel e a atuação do turismólogo na 6ª Semana de Turismo do campus Petrópolis

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 14h27 | Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 14h27 | Acessos: 1406

Uma conferência sobre as oportunidades e os desafios de um turismólogo marcou o início da 6ª Semana de Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis. Ministrado por Thaís de Oliveira Lima, presidente do Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau, a apresentação lotou o Salão Nobre da unidade com discentes, docentes e interessados na área.

“O turismo é a ‘menina dos olhos’ da economia mundial”, ressaltou Thais no começo de sua exposição. A convidada apontou a importância do Turismo para o mercado, levantou questões sobre a decisão e a motivação de ser um turismólogo e destacou as oportunidades e os desafios da vida profissional. Falou também um pouco sobre sua trajetória desde a faculdade, enfatizando que é preciso se dedicar e se comprometer desde o início dos estudos porque “a universidade é a fase de construção da imagem profissional”. 

Antecedendo a conferência, foi realizada uma abertura solene da Semana, que contou com a presença do diretor do campus, Frederico Ferreira de Oliveira, do gerente acadêmico, Welerson Kneipp, e da coordenadora do curso de Turismo, Alexandra Rocha. O professor Frederico evidenciou a importância de debater o tema do evento – “A atuação e o papel do profissional do Turismo” –, lembrando-se de sua formação e da trajetória de dedicação de um turismólogo: “Todos nós que vencemos os desafios que o mercado nos impôs batalhamos muito. O sucesso só vem para quem de fato trabalha”, afirmou.

Alexandra Rocha frisou que a temática foi pensada pelos discentes do curso: “Sempre tivemos a vontade de que os alunos fossem protagonistas da Semana e este evento é o resultado disso. O tema foi escolhido por vocês e pensado e trabalhado por todos nós”.

A 6ª Semana do Turismo é uma realização da coordenação do curso de bacharelado em Turismo, com apoio do projeto de extensão Eventual Cefet. Na edição deste ano, o evento pretende discutir as diferentes áreas de atuação e possibilidades de inserção profissional na área de turismo. Com isso, contará com a participação de profissionais que atuam em empresas privadas, instituições públicas e no meio acadêmico, a fim de apresentar um panorama do mercado atual de turismo no Brasil. Há ainda atividades promovidas por professores e alunos de várias disciplinas ofertadas no curso de bacharelado em Turismo, como a V Mostra Acadêmica, as visitas técnicas e a gincana “Quem quer ser um turismólogo?”.

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página