Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Congresso internacional divulga pesquisas sobre energias renováveis

Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 18h33 | Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 18h33 | Acessos: 1880

Com o objetivo de divulgar pesquisas na área de energias renováveis, o IV Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) foi realizado na cidade de Angra dos Reis (RJ). Organizado por uma rede internacional de pesquisadores integrada pelo Cefet/RJ, pela Universidade da Coruña (UDC), da Espanha, e pelos institutos politécnicos de Bragança (IPB) e de Portalegre (IPP), ambos de Portugal, o evento – apoiado pela Eletronuclear – teve, como tema central, os avanços nas inovações associadas à nanotecnologia, à bioenergia e ao meio ambiente.

 “O evento é muito importante para apresentar, no cenário nacional e internacional, o desenvolvimento de pesquisas na área de energias renováveis e que envolvem pesquisadores e alunos desde o ensino médio/técnico, passando pela graduação até a pós-graduação, no nível de doutorado”, explica o presidente do congresso, professor Ronney Boloy. O evento contou com a presença de 103 participantes inscritos e teve representantes de Portugal, Brasil, México e República Dominicana. Foram avaliados 77 artigos científicos, dos quais 64 foram aprovados para apresentação, tanto na modalidade de apresentação oral quanto na forma de pôster.

Durante a realização do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Usina Nuclear. O evento também contou com quatro palestras, realizadas por um representante da presidência da Eletronuclear – Roberto Cardoso de A. Travassos, gerente de Planejamento e Orçamento –, dois pesquisadores do CNPq bolsistas de produtividade – o professor da UFF José Adilson de Castro e a professora Mariana Doina Banea, do Cefet/RJ – e ainda o assessor do Núcleo Estruturante de Políticas de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, Marco Antonio Juliatto.

O evento teve apoio financeiro e logístico da Eletronuclear e foi realizado nas instalações da usina entre os dias 27 e 29 de novembro. O próximo congresso, em 2019, será realizado em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre.

Mais informações podem ser obtidas através do linkhttp://cieemat.ipb.pt.

Informações sobre as instituições de ensino estrangeiras estão disponíveis em:

https://www.udc.es/

http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/ipb

https://www.ipportalegre.pt/pt/

Fim do conteúdo da página