Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos da Engenharia Elétrica do campus Nova Friburgo participaram do IX IEEE ESW 2019

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 18h08 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 16h07 | Acessos: 1998

Os alunos da Engenharia Elétrica do campus Nova Friburgo João Vitor Barboza da Silva e Luan Gomes Schimidt participaram da IX edição do evento IEEE ESW – Electrical Safety Workshop Brasil, realizado na cidade de Salto/SP. O congresso é composto por trabalhos técnicos apresentados por profissionais e especialistas de instituições como Vale, Petrobras, Enel, USP etc.

O artigo "Análise de risco de arco elétrico e energia incidente em plataforma offshore", apresentado no evento, teve parceria do Cefet/RJ com profissionais das empresas Chevron e Halliburton e apresenta um estudo de energia incidente para uma plataforma tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading). O artigo completo pode ser encontrado no site do evento. Esse estudo faz parte do trabalho desenvolvido em um projeto de extensão iniciado este ano, do qual participam os alunos João e Luan, com coordenação do professor Paulo Victor Borges, e conta ainda com a parceria dos engenheiros Gabriel Wu, da Chevron, e Felipe Andrade, da Halliburton.

– Acredito que a formação dos nossos alunos deve incentivar o protagonismo e a vivência de desafios reais. Esse projeto de extensão tem sido uma oportunidade para os alunos terem contato com estudos elétricos realizados em grandes contratos, em empresas de engenharia consagradas no mercado – comenta o professor Paulo Victor Borges, do Cefet/RJ.

 

 

O engenheiro Gabriel Wu, da Chevron, destaca a utilização da produção acadêmica para atender às necessidades da indústria e ressalta as oportunidades geradas tanto para a cooperação entre as empresas e instituições de ensino quanto para o aumento da capacitação orientada e da empregabilidade dos alunos. "Esse estudo é uma amostra de uma forma alternativa de se criar uma cadeia de valor objetiva para a sociedade", afirma o engenheiro.

Sobre os resultados positivos do trabalho desenvolvido, Felipe Andrade, da Halliburton, menciona a possibilidade de trazer para o meio acadêmico situações enfrentadas na operação real de plantas industriais, extremamente desafiadoras e complexas, o que gera uma importante integração entre o desenvolvimento técnico-acadêmico dos alunos e a aplicação prática desse conhecimento na resolução de problemas reais. "Foi para mim uma grande satisfação poder trabalhar com um time tão comprometido e competente, e tenho certeza de que outros frutos serão gerados por essa parceria".

Fim do conteúdo da página