Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do curso técnico em Mecânica participam da penúltima etapa do ITA Challenge 2019

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 14h24 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 18h36 | Acessos: 2339

Alunos do curso técnico em Mecânica do Cefet/RJ no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, SP

No dia 14 de setembro, os alunos Marcello Graco e Arthur Mageski, do 2º ano do curso técnico em Mecânica do campus Maracanã, e seus orientadores, os professores Sidney Teylor e Valéria Pereira, participaram da quarta etapa do evento ITA Challenge 2019 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo. A equipe Mecânicos Empreendedores, do Cefet/RJ, apresentou um projeto de embalagem para transporte e armazenamento eficiente de tomates, reduzindo perdas e priorizando o uso de material sustentável.

O ITA Challenge é um desafio aberto à participação de alunos de instituições de ensino de todo o Brasil, que visa difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica. Na competição, o espírito empreendedor dos estudantes é estimulado para que exerçam suas habilidades de criar, desenvolver e gerir negócios criativos e inovadores em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias e aliando o conhecimento teórico ao prático.

A edição de 2019 recebeu inscrições de 125 equipes, totalizando 524 estudantes. Numa segunda fase, foram selecionadas 36 equipes, com 149 estudantes, e, desde então, cada equipe recebeu desafios para serem cumpridos dentro de um prazo preestabelecido. Na terceira fase, as equipes classificadas tiveram que demonstrar maturidade tecnológica e capacidade para executar suas propostas, sendo, a partir daí, avaliadas e selecionadas as 15 equipes que participaram da quarta e penúltima etapa. As equipes contaram com mentoria realizada por ex-alunos, empresários e especialistas nas áreas de interesse das equipes.

Embalagem sustentável e eficiente para transporte de tomates

De acordo com o 37° Mercosuper, fórum promovido pela Associação Paranaense de Supermercados, o manuseio e o transporte são as principais causas do desperdício de alimentos, constituindo 50% da inutilização desses produtos. Desse percentual, só o transporte é responsável por 30% das perdas. Além disso, as embalagens utilizadas pelos produtores agrícolas, além de não evitarem o desperdício da produção, promovem a adoção de práticas insustentáveis, visto que são feitos de madeira e papelão.

Ao notar que um dos fatores que contribuem para o desperdício do tomate durante a sua comercialização está relacionado à forma como o fruto é embalado, transportado e armazenado na cadeia produtiva, a equipe Mecânicos Empreeendedores desenvolveu um recipiente para transporte que reduz as perdas de tomates decorrentes das injúrias mecânicas. A proposta da equipe visa reduzir as perdas do agricultor, gerando mais lucro e possibilitando uma redução nos preços do tomate, o que permite o acesso de mais pessoas a esse alimento. Essas vantagens se devem, em parte, ao fato de que o produto é reutilizável, diminuindo as despesas relativas à aquisição repetitiva de várias embalagens.

Além desses fatores, a equipe também priorizou medidas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. A embalagem projetada é feita de poliácido láctico (PLA), um polímero biodegradável que pode ser fabricado a partir de fontes renováveis e cuja produção libera uma quantidade de gases estufa significativamente menores do que a de outros polímeros convencionais, como o PET, por exemplo.

A professora Valéria Pereira destacou a importância de perceber que os estudantes do Cefet/RJ estão alinhados às exigências profissionais do ambiente tecnológico e de negócios. “Participar até essa etapa é um feito inédito para o Cefet/RJ e motivo de muita alegria, pois das quinze equipes selecionadas, apenas duas são de alunos do nível médio/ técnico. Desejamos que essa experiência seja motivadora e tenha efeito catalisador para outros alunos que queiram participar de eventos similares. Acreditamos que esse seja um dos caminhos a seguir para a formação integral dos nossos estudantes.”

O ITA Challenge é uma iniciativa do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) e acontece anualmente desde o ano de 2013. A próxima e última etapa da competição este ano será no dia 5 de outubro, na qual cinco startups serão selecionadas para a final. A equipe Mecânicos Empreendedores, do Cefet/RJ, estará presente para representar novamente a instituição.

 

Os estudantes Marcello Graco e Arthur Mageski com os professores orientadores Valéria Pereira e Sidney Teylor

Fim do conteúdo da página