Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Um Dia Especial no campus Maracanã: semana de luta da pessoa com deficiência

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 18h36 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 19h22 | Acessos: 1620

Na manhã do dia 19 de setembro de 2019, o Pátio Azul do campus Maracanã foi envolvido em um clima de música, brincadeiras, amizade e confraternização entre estudantes e servidores do Cefet/RJ e os alunos com deficiência da Escola Municipal Francisco de Castro. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e a Coordenação de Artes organizaram o evento Um Dia Especial, com barraquinhas, oficina de pintura, instrumentos musicais, cantinho da leitura, jogos e muita dança e música, com a participação especial do Bandão do Cefet/RJ.

O evento, que faz parte do projeto de extensão Um Vizinho Especial, coordenado pela professora Nancy Rabelo, acontece no Cefet/RJ desde 2010 e foi organizado com a colaboração de servidores de diversos setores da instituição sensíveis à causa. O objetivo principal do evento é abrir as portas da instituição para a comunidade, reforçando o espaço escolar como um lugar de todos e para todos e que oportuniza aos alunos, além do conhecimento formal, a interação e a convivência.

Além da felicidade estampada no olhar e nos sorrisos dos alunos da Escola Municipal Francisco de Castro, a coordenadora do Napne, Margareth Amaral, destaca o valor pedagógico do envolvimento dos alunos do médio/técnico do Cefet/RJ na organização do evento e no acolhimento aos estudantes deficientes. “A educação inclusiva é essencial na formação. À medida que o aluno participa de um projeto como esse, aprende a conviver e a importância de respeitar as diferenças.”

Veja abaixo alguns registros do evento:

 

 

Fim do conteúdo da página