Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto de acessibilidade do campus Nova Iguaçu é contemplado com emenda parlamentar

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h27 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h28 | Acessos: 2442

O campus Nova Iguaçu do Cefet/RJ foi contemplado com R$ 661 mil reais através da aprovação de uma emenda parlamentar para realização de obras de acessibilidade. O projeto prevê melhorias nas condições de acesso e circulação em diferentes espaços do campus, desde a área de estacionamento até os ambientes internos.

Segundo a diretora do campus, Luane Fragoso, entre as obras, está prevista a adequação de portas, o nivelamento das calçadas e do piso para acesso às salas de aula e laboratórios, a instalação de elevadores acessíveis e a sinalização para acesso de pedestres na entrada do campus. No auditório, serão viabilizados lugares para cadeirantes, para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência auditiva, além de rampa para acesso ao palco e sinalização tátil.

– Essas obras são importantes porque buscam promover o bem-estar da comunidade interna e externa, assim como de visitantes. São ações destinadas à valorização da diversidade existente no âmbito escolar/acadêmico, promovendo a inclusão por meio da garantia de condições mais adequadas de participação e acesso às dependências do campus, que é bastante extenso. Priorizamos tal projeto tendo em vista a sua relevância para a comunidade e por já ter sido elaborado desde o ano de 2013 –, destaca a diretora.       

A diretora salientou ainda que a adequação do projeto original às demandas da estrutura atual do campus Nova Iguaçu foi realizada pela arquiteta e professora de Desenho Técnico do Cefet/RJ Patricia Ferreira e sua equipe.

 

Entenda o que é uma emenda parlamentar

Conforme a Constituição, a emenda parlamentar é um instrumento utilizado pelo Poder Legislativo (municipal, estadual ou federal) para alterar os recursos do orçamento apresentado pelo Poder Executivo. É através da aprovação de emendas que os deputados federais e senadores, por exemplo, realizam a destinação de verbas públicas do Orçamento da União para iniciativas de entidades públicas e particulares que possam trazer retorno significativo para a sociedade.

 

 

Fim do conteúdo da página