Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

JEMPES termina com vitória de equipe integrada por ex-aluna do Cefet/RJ

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2015, 13h48 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2015, 19h16 | Acessos: 1827
Divulgação (FGV/EBAPE)

Os Jogos Empresariais Estudantis (JEMPES) terminaram no dia 15 de agosto com a vitória da equipe Varejista A, formada por uma ex-aluna do Cefet/RJ e uma estudante do colégio Santo Agostinho. A competição foi criada como projeto de pós-doutorado do professor do Cefet/RJ Luiz Cesar Barçante, desenvolvido na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE), e visa proporcionar um ambiente lúdico e participativo para a abordagem de conceitos simples e atuais sobre gestão.

As equipes participantes tiveram a atribuição de simular uma cadeia produtiva, encomendando, comprando e vendendo produtos. “Precisávamos pesquisar bastante os preços dos fabricantes concorrentes, pechinchar e conseguir o menor preço possível para um produto. Uma forma interessante de alcançar isso era pedir descontos se encomendássemos um número maior de peças e diversificar os nossos fornecedores”, explica a ex-aluna do Cefet/RJ e integrante da equipe vencedora, Maria Beatriz Silveira.

“Outro ponto importante era a negociação com o cliente. Chegávamos com uma proposta bem cara, acima do que achávamos justo, e negociávamos até alcançar nosso preço-objetivo, com um lucro considerável”, acrescenta Maria Beatriz. Na avaliação da aluna, o jogo permitiu conhecer na prática como tudo funciona, “ensinando a trabalhar com pressão, a tentar superar nossos concorrentes e, o mais importante, a não jogar sujo ou desrespeitar outras empresas”.

Os jogos foram aplicados em cinco escolas de ensino médio, duas públicas - Cefet/RJ e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) - e três privadas - Santo Agostinho, São Bento e Saint John. Em cada uma delas, houve uma equipe vencedora e estas participaram da fase final, realizada no dia 15. Cerca de 360 alunos se envolveram com os jogos.

Quinze docentes das cinco escolas também participaram da competição.  Eles compuseram o Comitê de Auditores, cuja atribuição era avaliar as empresas em quesitos relativos à organização do negócio. Na fase final, os trabalhos do comitê foram dirigidos pelo superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página