Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno do Cefet/RJ é selecionado para Parlamento Jovem 2020

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h36 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 15h45 | Acessos: 2242

Luís Guilherme da Costa Moreira, 19 anos, aluno do curso técnico em Estradas do Cefet/RJ campus Maracanã foi um dos 78 estudantes brasileiros selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020, da Câmara dos Deputados. O estudante é um dos sete representantes do estado do Rio de Janeiro e, durante o programa, irá apresentar um projeto de lei de sua autoria sobre monitoramento e alerta de inundações. O resultado da seleção foi divulgado na última sexta-feira (18), no site da Câmara.

Anualmente, o PJB oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de vivenciar e aprender sobre o papel de um deputado federal, atuando como autores e relatores de propostas legislativas. No decorrer do programa, os jovens parlamentares aprendem como funciona uma democracia participativa, exercitam habilidades de escuta, debate e argumentação, além de compreenderem as responsabilidades de governos, organizações e cidadãos na busca de soluções para os problemas existentes.

Durante a jornada de jovem parlamentar, Luís Guilherme irá apresentar o projeto de lei intitulado Plano Nacional de Monitoramento e Alerta de Inundações dos Municípios Brasileiros (PNAIMB), criado por ele. Segundo o estudante, a proposta visa ampliar um serviço que ainda é precário no Brasil, prevenindo contra perdas materiais e mortes causadas no período de chuvas. “Infelizmente, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) não atribui como obrigatoriedade dos municípios o serviço de alertar a população sobre os riscos de inundações e enchentes”, explica.

O estudante do Cefet/RJ é morador da Baixada Fluminense e conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de solucionar um problema recorrente na região onde vive. “Eu cresci vendo meu bairro ser alagado e cansei de ver pessoas perderem tudo. Inclusive, já morei em uma casa que alagou em uma tempestade. É libertador ser um jovem de Belford Roxo, um dos municípios do Rio de Janeiro que mais sofrem com as enchentes, e poder levar às autoridades algo para agregar positivamente à vida dessas pessoas”, disse Luís Guilherme.

Em razão da pandemia de COVID-19, algumas mudanças foram aplicadas no cronograma da edição do PJB em 2020. Inicialmente, os selecionados tomam posse como jovens deputados no dia 22 de outubro e participam de uma jornada parlamentar virtual entre os meses de outubro e novembro, em que aprenderão sobre o processo legislativo e a atividade de relatoria de um projeto. No ano que vem, eles irão participar de sessões plenárias, em Brasília, previstas para acontecer de 11 a 14 de maio de 2021.

Fim do conteúdo da página