Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluna do Cefet/RJ é escolhida para programa de mentoria da Academia de Ciências de Nova York

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 21h04 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 21h18 | Acessos: 2231

 

A estudante Júlia Alves de Jesus, do curso técnico em Eletrônica do Cefet/RJ campus Maracanã, foi selecionada para fazer parte do programa “1000 Girls, 1000 Futures” da Academia de Ciências de Nova York (do inglês, The New York Academy of Science – NYAS). O programa visa encorajar e preparar alunas entre 13 e 17 anos interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) a prosseguirem na busca por carreiras nessas áreas.

As jovens selecionadas para o programa terão acesso à mentoria de mulheres cientistas e engenheiras de universidades do mundo inteiro. Além disso, as estudantes poderão interagir com uma rede exclusiva de colegas e profissionais de STEM por meio de painéis, eventos on-line e módulos de aprendizado, visando desenvolver habilidades consideradas estratégicas para o exercício profissional no século XXI.

As novas mentoradas do “1000 Girls, 1000 Futures” se tornam automaticamente membros oficiais da comunidade NYAS, com direito a um crachá digital, convite para participação na conferência anual Global STEM Alliance Summit, em Nova York e acesso a conteúdos exclusivos da Academia. As alunas também adquirem o direito, como membros estudantes, a um ano de benefícios gratuitos, que poderão desfrutar quando completarem 18 anos.

O processo de seleção do programa é baseado em uma avaliação que inclui as atividades extracurriculares desenvolvidas pelas estudantes e uma redação. “É uma honra, como aluna do Cefet/RJ, poder levar o nome da instituição para o programa. Espero que outras meninas também se sintam encorajadas, com certeza podemos chegar a lugares que nem imaginamos”, disse Júlia.

A estudante faz parte do grupo de pesquisa Teoria e Técnicas de Eletrônica, sob orientação dos professores do Cefet/RJ Luciano Mendes Camillo, Marco Aurélio Pinhel Peixoto e Péricles Freire dos Santos. No grupo, Júlia vem trabalhando em pesquisas sobre robótica e os desafios da quarta geração de humanoides osteomusculares, além de colaborar com outros trabalhos. Ela também é bolsista de extensão do Cefet/RJ no projeto “Referência Eletrônica” (MAR-112), colaborando para tornar possível a transferência inteligível de tecnologia eletrônica para a sociedade. A aluna também atua na construção do protótipo de carro elétrico da Coordenação de Eletrônica (COELE) para a Fórmula SAE.

Fim do conteúdo da página