Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Videodocumentário mostra imersão de alunos do Cefet/RJ em cultura do Paquistão

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 16h09 | Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 16h23 | Acessos: 218

Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo que participaram da iniciativa

Está disponível para visualização no YouTube o videodocumentário “Para além do Vale: instalação interativa à luz do turismo literário”. O material foi produzido como trabalho de extensão por alunos do 3º ano do curso técnico em Guia de Turismo do Cefet/RJ campus Maracanã e mostra a imersão dos estudantes na cultura do Paquistão, a partir do livro Eu sou Malala: como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo, de Malala Yousafzai.

A experiência de criar a exposição oportunizou a realização de rodas de conversas, dinâmicas e oficinas para produção de conteúdo durante os meses de agosto e outubro de 2019. O trabalho é fruto de uma pesquisa do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (ProfEPT – IFRJ) em parceria com o Cefet/RJ. A atividade foi mediada pela então mestranda Cristiane Brandão (IFRJ), sob a orientação do professor Marcelo Borges Rocha, do Cefet/RJ campus Maracanã.

A exposição “Instalação interativa à luz do turismo literário” foi idealizada com base na perspectiva de uma educação inclusiva e tecnológica. O projeto oportunizou uma imersão que explorou todos os sentidos do corpo humano, além de objetos táteis e recursos educacionais na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa abordou diversos conteúdos e manifestações culturais do país asiático, como vestimenta, música, bandeira e tradição oral, além de refletir sobre o islamismo, a religião predominante no Paquistão.

Assista ao videodocumentário Para além do Vale: instalação interativa à luz do turismo literário

Fim do conteúdo da página