Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa de alunos do campus Nova Friburgo é selecionada para simpósio internacional

Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 18h56 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 19h07 | Acessos: 2807

Um estudo da área de microeletrônica para aplicação de ultrabaixo consumo de energia, desenvolvido por alunos do Cefet/RJ campus Nova Friburgo, será apresentado no 12º Simpósio IEEE da América Latina em Circuitos e Sistema (LASCAS 2021). Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento internacional será realizado on-line, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, em Arequipa (Peru). Os três artigos que compõem o trabalho foram desenvolvidos pelos estudantes de iniciação científica Carlos Antonio Pinheiro Júnior, Lucas Souza da Silva e Igor Meirelles Martins, da graduação em Engenharia Elétrica.

Os artigos foram aceitos para apresentação oral e são resultado do projeto “Circuitos Integrados para Aplicações em Colheita de Energia”. Os trabalhos dos estudantes são focados no projeto dos diferentes circuitos que compõem o sistema de colheita, tais como: elevadores de tensão que podem funcionar com alimentações tão baixas quanto 150 ou 200 milivolts úteis para autoabastecimento elétrico através de geradores termoelétricos; referências de tensão que consomem energia na ordem de femto-Watt; e reguladores de tensão com consumo nano-Watt.

Os estudantes foram orientados pelo professor Luis Fabián Olivera Mederos e a pesquisa deles é fruto de uma colaboração do laboratório de Eletrônica e Controle do Cefet/RJ campus Nova Friburgo e do laboratório de Processamento Analógico e Digital de Sinais (PADS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de ser apresentado no LASCAS 2021, o artigo “A 120 mV Supply, Triode-Regulated Femto-Watt CMOS Voltage Reference Design” foi convidado para publicação na revista internacional IEEE Transactions on Circuits and Systems II: Express Briefs (TCAS-II), conceituada com Qualis A na Plataforma Sucupira.

A seguir encontram-se as informações dos três artigos a serem apresentados entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2021: https://easychair.org/smart-program/LASCAS2021/index.html.

Fim do conteúdo da página