Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunas do campus Maracanã são coautoras de artigo aceito em congresso de abrangência nacional

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h07 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h12 | Acessos: 802

O artigo “Robotização aplicada a organismos vegetais: inovação em serviços” foi selecionado para ser apresentado na 13ª edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). O trabalho escrito em conjunto por alunas, ex-aluno e professores do Cefet/RJ campus Maracanã foi selecionado para a modalidade Trabalho em Construção. Em virtude das medidas de combate ao coronavírus, o evento será realizado on-line entre os dias 20 e 21 de maio.

O artigo tem coautoria das alunas Maria Teresa Pessoa, do curso técnico em Eletrônica, Clara da Cruz, do bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, além do egresso Marcos Paulo de Lima, do bacharelado em Engenharia Eletrônica, e dos professores Marco Aurélio Peixoto e Luciano Camillo. O propósito do trabalho é tratar da inovação em serviços com a robotização de potes de plantas e visa encorajar investimentos por novos mercados de aplicação de robôs para organismos vegetais.

De acordo com Peixoto, a iniciativa traz uma síntese dos autores acerca de exemplos potenciais de aplicação em segmentos estratégicos de mercado, além de indicar algumas soluções que demonstram potencial. A inovação proposta foi justificada, em suporte teórico e metodologia de desenvolvimento, no contexto tecnológico da robotização de potes de plantas, evidenciando que o know-how em hardware e software para a fabricação de robôs dedicados está bem consolidado.

Sobre o CASI

O Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) é um evento interinstitucional que nasceu em 2007, como uma ação interna do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda/RJ), e se expandiu em nível nacional. Desde então, o congresso foi promovido em diversos locais e as últimas edições foram realizadas nas seguintes cidades: Penedo/RJ (2014), Volta Redonda/RJ (2015), Juiz de Fora/MG (2016), Petrópolis/RJ (2017), Rio de Janeiro/RJ (2018) e Palhoça/SC (2019).

Para saber mais sobre o CASI, acesse o sitehttp://congressocasi.com.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página