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Cefet/RJ alcança o maior IGC contínuo de toda a Rede Federal

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 21h01 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 21h01 | Acessos: 6700

 

O Índice Geral de Cursos 2019 (IGC) é um importante indicador de qualidade do ensino superior, referente ao triênio 2017-2018-2019. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira, 23 de abril (notícia no site do Inep).

Os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Conforme os dados, o Cefet/RJ obteve o conceito 4, de uma escala de 1 a 5, com IGC contínuo de 3,512452, o maior entre as instituições de ensino superior da Rede Federal, composta por 38 institutos, 2 Cefets e uma universidade tecnológica. No IGC 2018 e no IGC 2017, também atingimos o conceito 4.

No ranking nacional, considerando as instituições públicas federais de ensino com programas de mestrado e doutorado e com mais de 20 cursos de graduação avaliados, sejam elas universidades, faculdades, institutos ou centros federais de educação, o Cefet/RJ ficou entre as 27 melhores do país. Considerando o estado do Rio de Janeiro, levando em conta o mesmo aspecto, o Cefet/RJ obteve o 4º lugar.

“Esses resultados confirmam a expansão com qualidade dessa instituição centenária e a seriedade do trabalho desenvolvido ao longo desses anos na formação de profissionais para a sociedade. Nesta ocasião, agradeço a todos da comunidade do Cefet/RJ pelo empenho e dedicação para que esse resultado fosse possível”, comentou o diretor-geral, professor Mauricio Motta.

Saiba mais sobre o IGC

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

• média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

• média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da Capes;

• distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade. (Fonte: site do Inep)

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