Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa da II Conferência Interuniversitária de Cultura do Rio de Janeiro

Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 20h01 | Última atualização em Sexta, 21 de Maio de 2021, 20h02 | Acessos: 536

A II Conferência Interuniversitária de Cultura, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de maio, reunirá representantes de dez instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do estado do Rio de Janeiro e também contará com a participação de artistas, professores, alunos, pesquisadores e técnicos vinculados a essas instituições e da sociedade em geral. A programação será totalmente remota e transmitida por meio do YouTube e do Zoom.

O evento é organizado pelo Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), um acordo de cooperação acadêmica e de intercâmbio técnico, científico e cultural, celebrado em 2014, por instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do estado do Rio de Janeiro. No Cefet/RJ, o FIC-RJ é representado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC).

A iniciativa tem como objetivo a promoção do intercâmbio entre as instituições e articulações com órgãos governamentais e não governamentais, assim como o desenvolvimento de ações de divulgação artística e cultural, em estreito diálogo com a sociedade.

A conferência irá promover diferentes atividades: mesas temáticas, encontros setoriais, grupos de trabalho e apresentações artísticas. Os debates serão orientados pelos seguintes eixos temáticos:

 

Eixo I: Diversidade, representatividade e interseccionalidades;

Eixo II: Formação, pesquisa, saberes e fazeres artísticos;

Eixo III: Gestão, espaços e equipamentos culturais;

Eixo IV: Arte, cultura e trabalho;

Eixo V: Cultura, cidades, direitos e movimentos sociais.

 

Para cada eixo, haverá uma mesa temática com debatedores de diferentes segmentos das comunidades acadêmicas, bem como representantes de movimentos sociais, e um grupo de trabalho, que formulará diretrizes para a política de atuação do FIC-RJ. Além disso, estão previstos quatro encontros setoriais: gestores de cultura; produtores culturais; artistas-pesquisadores e estudantes de cultura. Ao final de cada dia, haverá uma apresentação artística. Para iniciar os trabalhos e introduzir os temas propostos, serão realizados alguns encontros pré-conferência.

Clique para conferir a programação completa e se inscrever.

Saiba mais em ficrj.org.

Assista ao vídeo em que o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Saldanha Motta, e a chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC), Maria Alice Caggiano de Lima, convidam para a II Conferência Interuniversitária de Cultura: https://youtu.be/Xh0AgchKX2E.
registrado em:
Fim do conteúdo da página