Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso sobre sistema de gestão de qualidade para laboratórios tem inscrições abertas até 04/09

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 18h55 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 18h58 | Acessos: 3277

Com o objetivo de oferecer aos participantes uma visão integrada das atividades laboratoriais, estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para o curso “Sistema de gestão de qualidade para laboratórios”. A iniciativa é aberta a estudantes do Cefet/RJ e também ao público externo. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.office.com/r/yzr88rQXxb. O curso será realizado entre os dias 13/09 e 06/10 e terá carga horária de 18 horas. Os encontros síncronos serão realizados às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h, pelo Microsoft Teams, e também haverá atividades assíncronas.

O responsável pela iniciativa é o professor Sidney Teylor. De acordo com o docente, os resultados de medição devem ser confiáveis e rastreáveis a padrões internacionais, permitindo que sejam úteis às pesquisas no âmbito da ciência e tecnologia. Para consecução desse objetivo, a International Organization for Standatization (ISO) publicou, em 2017, a norma ISO 17025, traduzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sob o título “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração”. Nessa norma, estão descritos requisitos que objetivam promover a competência na realização das medições em qualquer área.

Por esse motivo, o curso, desenvolvido sob uma abordagem de gestão do conhecimento, busca promover a capacitação dos profissionais e o conhecimento do controle de todas as variáveis que podem afetar os resultados de medição, como insumos, instrumentos de medição, entre outros. Teylor orienta, ainda, que, para um bom aproveitamento no curso e obtenção do certificado de participação, os alunos devem:

a) ter acesso à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017;
b) participar de, pelo menos, 75% das aulas síncronas;
c) realizar todos as tarefas assíncronas propostas, dentro do prazo estabelecido.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página