Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Area de imprensa > Protótipos para a acessibilidade de pessoas com deficiência e a geração de energia limpa são destaques da Semana de Extensão do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Protótipos para a acessibilidade de pessoas com deficiência e a geração de energia limpa são destaques da Semana de Extensão do Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 15h39 | Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 15h44 | Acessos: 2998

Uma luva que ensina libras, um boné que auxilia pessoas com deficiência visual a identificar obstáculos e um gerador de energia movido a ar comprimido são destaques da Semana de Extensão 2015 do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, como parte da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob o tema “Luz, Ciência e Vida”. 

LuBrasa finalidade do protótipo é ensinar Libras através de uma interface composta por um software e uma luva eletrônica. O usuário digita o texto em português no software e este é convertido em sinais elétricos que indicam, por intermédio de leds instalados na luva, o movimento a ser feito na língua brasileira de sinais. O protótipo foi desenvolvido por alunos do Cefet/RJ, sob a orientação de docentes do Projeto Turing.

Tecnoboné 2.0: o “boné inteligente” tem o propósito de auxiliar pessoas com deficiência visual no desvio de obstáculos não identificados com o uso da bengala, tais como orelhão e placas de sinalização. O protótipo é composto por duas partes: uma superior, acoplada à cabeça, para identificar os obstáculos, e outra inferior, instalada na região da cintura, para informar ao usuário a direção dos obstáculos identificados. O protótipo também foi desenvolvido por alunos do Cefet/RJ, sob a orientação de docentes do Projeto Turing.

Gerador de energia movido a ar comprimidoprojetado para ser usado em espaços confinados sem os riscos derivados dos geradores a diesel e a gasolina, o protótipo funciona conectado a uma fonte externa de ar comprimido. Com a injeção do ar, o equipamento gera uma energia equivalente ao funcionamento de dois nobreaks. O protótipo foi desenvolvido pela empresa Zettawatt, da Incubadora de Empresas Tecnológicas (IETEC) do Cefet/RJ.

 

 

A Semana de Extensão do Cefet/RJ inclui a Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia de Alunos dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (Expotec Rio), a Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia de Alunos dos Cursos Superiores e de Pós-Graduação (Exposup Rio), a Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação (JIPP), o Colóquio Internacional de Relações Étnico-Raciais e Políticas Públicas, os Jogos de Instituições Federais de Ensino Tecnológico da região Sudeste (JIFET) e o XX Ciclo Multidisciplinar, composto por atividades como mesas-redondas, palestras, minicursos e ciclo de debates.

Fim do conteúdo da página