Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DIRAC

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 12h52 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 18h39 | Acessos: 3464

DIRAC

AOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 2024/1:

 

O início das aulas é 21/02/2024, de acordo com o CALENDÁRIO ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2024, publicado no site do CEFET

O ALUNO DEVERÁ ACOMPANHAR OS DEMAIS PRAZOS TAMBÉM PUBLICADOS NO MESMO CALENDÁRIO: 

https://www.cefet-rj.br/attachments/article/7661/Calenda%CC%81rio%20Acade%CC%82mico_2024_CONDEP_V3S.pdf

 

VOCÊ ESTÁ AUTOMATICAMENTE INSCRITO NAS DISCIPLINAS DO 1° PERÍODO, CUJOS HORÁRIOS E ENSALAMENTOS ESTÃO NA PÁGINA ABAIXO, EM 

"Horários Graduação Maracanã - 2024.1"

https://www.cefet-rj.br/index.php/horarios

PORTAL DO ALUNO: O ACESSO ESTARÁ LIBERADO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 12/03/2024.

  Cadastro no Portal do aluno (A PARTIR DE 12/03/2024):

https://alunos.cefet-rj.br/aluno/login.action:  

Para alunos novos que nunca acessaram o Portal, usuário é a sua matrícula com as letras em maiúsculo. Ex.: 1234567ABCD e a senha padrão é a sua data de nascimento no formato 'ddmmaaaa'.  

Para solicitar a emissão de certidão de Nada Consta da BIBLIOTECA (alunos da Unidade Maracanã): Enviar e-mail para:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estudantes das demais unidades da instituição deverão utilizar o contato das bibliotecas locais.

 

Pedidos de Histórico Escolar e Declarações 

(alunos do ensino presencial e a distância)

 Os pedidos de Declarações e Históricos Escolares dos alunos do DEPES (campus Maracanã) devem ser enviados ao email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Solicitamos que os pedidos sejam feitos através do e-mail institucional do aluno, informando o nome completo e matrícula no corpo do email, e no campo "assunto do e-mail" colocar o texto "DECLARAÇÃO" e/ou “HISTÓRICO”.

O prazo de emissão desses documentos é de 5(cinco) dias úteis a partir da data de recebimento do e-mail, exceto para ex-alunos que concluíram seus cursos antes da década de 90, cujo prazo de emissão é de 45 dias.

 

Pedidos de TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO 

(somente alunos do ensino presencial)

 O estudante poderá solicitar o Trancamento/Destrancamento de matrícula e Trancamento  de disciplina, seguindo as normas do Regimento Interno dos cursos de graduação (Manual do aluno), dentro dos prazos do calendário acadêmico da graduação no semestre/ano letivo em curso:

Manual do aluno Graduação

Calendário Acadêmico

As solicitações deverão ser feitas através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Para TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 

(somente alunos do ensino presencial)

No corpo do email o aluno deverá colocar o nome completo, matrícula e o nome das disciplinas que deseja trancar com seus respectivos códigos e numeração de turmas, e no campo de assunto colocar TRANCAMENTO DE DISCIPLINA.

 

Para TRANCAMENTO e DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA 

(somente alunos do ensino presencial)

No corpo do email o aluno deverá colocar seu nome completo, matrícula e curso, colocando no corpo do email TRANCAMENTO de MATRÍCULA ou DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA.

 

Pedidos de CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

(somente alunos do ensino presencial)

 O cancelamento de matrícula é o encerramento definitivo do vínculo do aluno com a Instituição, acarretando a perda do direito à vaga no curso de graduação. 

O retorno à Instituição só será possível mediante um novo processo seletivo.

Para solicitar o cancelamento de matrícula, o aluno deverá enviar email para:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. colocando no corpo do email seu nome completo e curso que deseja cancelar, e colocar “CANCELAMENTO DE MATRÍCULA” no assunto, além de anexar um documento de identificação com foto.

No caso de alunos menores de 18 anos, tal solicitação deverá ser feita pelo responsável com o anexo da identidade tanto do responsável, quanto do aluno.

 

COLAÇÃO DE GRAU - FORMATURA 

(alunos do ensino presencial e a distância)

A formatura dos cursos de graduação ocorrerá oficialmente na colação de grau, que é a sessão solene onde os formandos são declarados oficialmente concluintes dos seus respectivos cursos. A colação de grau será realizada dentro das datas publicadas no calendário acadêmico do CEFET/RJ. Serão realizadas 2 (duas) colações de grau a cada semestre letivo. Sendo a primeira, 50 dias após a entrega de graus e a segunda, 45 dias após a primeira.

Para solicitação de colação de grau, o aluno formando deverá preencher, assinar e digitalizar o

REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU e enviá-lo para o email:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o assunto “COLAÇÃO DE GRAU CEFET MARACANÔ, e no corpo do email, nome completo e curso.

O aluno deverá aguardar o contato do DERAC acerca das instruções relativas à colação de grau até 10 (dez) dias antes da realização da cerimônia.

Serão analisados os processos protocolados até 20 dias anteriores à cerimônia de colação de grau. Processos protocolados após esse prazo serão analisados para a colação de grau imediatamente posterior, com data definida em calendário acadêmico.

 

COLAÇÃO DE GRAU - FORMATURA EXTEMPORÂNEA 

(alunos do ensino presencial e a distância)

 Em se tratando de colação de grau extraordinária, o aluno deverá especificar a solicitação no REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA, descrever o motivo, anexar o documento que comprove a urgência do pedido e enviá-los para o email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  com o assunto “COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA CEFET MARACANÔ, nome completo e curso no corpo do email. A documentação será analisada pelo DERAC e, sendo deferida, a solicitação será tratada como colação de grau (formatura) extemporânea. 

 

DOCUMENTAÇÃO DE CONCLUSÃO
(alunos do ensino presencial e a distância)

Diploma:

APÓS ter participado da cerimônia de COLAÇÃO DE GRAU, o concluinte poderá dar entrada no processo de diploma, através do link:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-diploma-ou-2a-via-de-diploma-cefet-rj

Após abrir o processo de diploma, o concluinte poderá solicitar presencialmente no DERAC do CEFET Maracanã (Bloco C, sala 13), através do preenchimento de requerimento, e apresentação da comprovação de entrada no diploma, a declaração de conclusão dizendo que o diploma está em fase de registro, que substitui o diploma até a sua emissão, bem como seu histórico escolar.

 

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO EM DISCIPLINASSERAS 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página