Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Relação com a matemática em pauta na VI Semana de Física
Início do conteúdo da página

Relação com a matemática em pauta na VI Semana de Física

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 14h03 | Última atualização em Terça, 16 de Maio de 2017, 14h06 | Acessos: 1021

O Salão Nobre do Cefet/RJ campus Petrópolis reuniu na noite de segunda-feira, dia 15 de maio, alunos, professores e servidores para a abertura da VI Semana de Física. Apresentando o tema "A relação entre Física e Matemática", o evento foi organizado principalmente por discentes do curso, em parceria com docentes.

Frederico Ferreira de Oliveira, diretor do campus, fala durante a cerimônia de abertura ao lado de Daniela Micha, Welerson Kneipp, Carolina Torres e Leandro Tavares (da esquerda para a direita)

Participaram da cerimônia o diretor da unidade, Frederico Ferreira de Oliveira, o gerente acadêmico, Welerson Kneipp, o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Daniel Micha, o professor Leandro Tavares, membro da Comissão responsável pela Semana, e a professora Carolina Torres, que ministrou a palestra de abertura “Primórdios da Física Matemática”.

Definida pelo professor Daniel Micha como um “evento dos alunos para os alunos”, a Semana vai contar com palestras, mesas-redondas e minicursos, com o objetivo de complementar a formação dos discentes. “Os estudantes terão a oportunidade de participar das diversas atividades e se atualizarem nas questões da física e do ensino da física”, afirmou o coordenador.

O professor de matemática e gerente acadêmico do campus Petrópolis, Welerson Kneipp, destacou o tema, inspirado pelo Biênio da Matemática no Brasil, quando o país sediará a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). Welerson ressaltou que a Semana de Física é o primeiro passo que os alunos e professores estão dando para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), cuja temática, proposta pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, é “Matemática está em tudo”.

Frederico Ferreira de Oliveira convidou a todos a refletir sobre como a matemática está inserida no nosso cotidiano. “A vida é toda medida em números. Nós somos elementos dentre muitos outros elementos. A nossa reflexão deve criar uma pensamento crítico que nos faça romper barreiras e ir além da teoria”, enfatizou.

Professora Carolina Torres ministra palestra sobre "Primórdios da Física Matemática", indicando que ambas as áreas estão na origem da Filosofia

A partir do tema desta edição, as atividades abordarão a íntima relação entre física e matemática. As palestras e mesas-redondas vão contar com a participação de docentes de diversas instituições de ensino e pesquisa, como UFRJ, Uerj, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Já os minicursos serão oferecidos pelos professores do Cefet/RJ e, muitas vezes, pelos próprios alunos.

Os interessados podem se inscrever no hall de entrada do campus, pagando uma taxa simbólica de inscrição (R$ 2). Serão emitidos certificados aos participantes, que podem ser utilizados na contabilização das horas de Atividade Artístico-Científico-Cultural (AACC). Os inscritos poderão comprar também uma rifa, no valor de R$ 1, do livro "Buracos Negros", de Stephen Hawking, que será sorteada na Plenária de Avaliação, na sexta-feira, 19 de maio.

A Semana de Física conta ainda com duas exposições: a linha de tempo “Mulheres na Ciência”, que tem início na escada do hall principal do campus, e “Físicos da área e da matemática”, exposta no corredor das salas do térreo.

Confira a programação completa.

Linha do tempo apresenta mulheres que foram protagonistas nas ciências humanas e exatas

 

Fim do conteúdo da página