Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > CURSO DE EXTENSÃO: Introdução à Educação Financeira
Início do conteúdo da página

CURSO DE EXTENSÃO: Introdução à Educação Financeira

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 14h04 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 17h04 | Acessos: 1861

Que tal aprender um pouco mais sobre economia, inflação, planejamento familiar e investimento? Estes são alguns dos temas que serão abordados no curso de extensão “Introdução à Educação Financeira”, ministrado pelo professor do Cefet/RJ campus Petrópolis, Felipe Mondaini. A atividade, que é gratuita e aberta ao público em geral, será realizada às quintas-feiras, de 31 de agosto a 16 de novembro.  As inscrições estão abertas até 24 de agosto.

 

Confira as informações do curso

Coordenador: Felipe Mondaini, doutor em Física pela UFRJ, professor e líder do Grupo de Pesquisa em Física Aplicada do Cefet/RJ campus Petrópolis

Data: de 31/08 a 16/11 (sempre às quintas-feiras, exceto feriados)

Horário: das 14h às 15h30

Público-alvo: aberto

 Número de vagas: 40

Inscrições: até o dia 24/08. Interessados devem enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando o nome completo.

Saiba mais sobre o curso:

O nível de endividamento de uma população é diretamente proporcional à falta de educação financeira da mesma. Por essa razão, diversas iniciativas público-privadas, em esforços cada vez mais frequentes, buscam tornar o tema usual nas diversas esferas da sociedade. Infelizmente, o tema não costuma ser acessível ao grande público de maneira gratuita, o que reduz e restringe o público-alvo.

 A educação financeira costuma ser associada, de maneira equivocada, ao armazenamento de dinheiro despropositado, avareza e ganância. Na verdade, ela é um instrumento para se obter um equilíbrio na vida financeira e, principalmente, para se ter a tranquilidade de tomar as melhores decisões diante dos diferentes cenários, por meio de escolhas que trarão uma melhor qualidade de vida, tanto hoje quanto no futuro. Desta maneira, a educação financeira proporciona a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, para se ter uma garantia para eventuais imprevistos.

O curso “Introdução à Educação Financeira” propõe, por meio de aulas expositivas, tratar dos seguintes temas: A importância da Educação Financeira no Brasil, Causas do Endividamento Pessoal, Planejamento Familiar, Perfis de Investidor, Introdução à Matemática Financeira, Juros Compostos, Inflação e seus principais impactos na Economia, Taxa Selic, CDI, Principais formas de Investimento do Brasileiro, Investimentos em Renda Fixa, Tesouro Direto, Principais Taxas de Investimento e Funcionamento das Corretoras de Investimento.

Confira o folder do curso.

Fim do conteúdo da página