Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > EVENTO: Percorrer, ver, conhecer: uma incursão mediada pelo Cefet campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

EVENTO: Percorrer, ver, conhecer: uma incursão mediada pelo Cefet campus Petrópolis

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 11h35 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 12h14 | Acessos: 924

Na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, o projeto de extensão Cefet campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência promove duas incursões mediadas com o objetivo de proporcionar a interpretação desse patrimônio edificado. A atividade é gratuita e aberta ao público.

 

Confira as informações do evento:

Data: 23 de novembro.

Horário: das 12h às 13h e das 17h às 18h.

Local:  recepção do campus (ponto de encontro)

Saiba mais sobre o evento:

O Cefet/RJ campus Petrópolis situa-se no conjunto urbano e paisagístico tombado pelo Iphan, destacando-se na Rua do Imperador, principal via comercial prevista no plano urbanístico de Koeler.  A edificação na qual está alojado é um exemplo da tendência revivalista e eclética da arquitetura que forjou as cidades no século XIX e início do XX. Construído nos primeiros anos da República, o prédio é atravessado por antecedentes históricos que remontam ao Império, inscreve-se na história republicana como símbolo do poder judiciário regional, consolidando-se como um prédio público por excelência.  Esse caráter público reafirma-se na nova fase como instituição educacional que tem por um dos desafios a construção de sua identidade na história petropolitana.

A ação consiste na realização de incursão mediada, com o propósito de levar os participantes a visitarem o campus Petrópolis acompanhados por mediadores que os auxiliam na percepção e na compreensão dos principais aspectos arquitetônicos e históricos que se configuram na edificação, favorecendo sua interpretação. O percurso tem início na entrada do prédio, com ênfase na sua localização e na fachada, com paradas no saguão, no Salão Nobre e no anexo da Biblioteca, ambientes emblemáticos que reúnem elementos significativos para interpretar a edificação. 

 

Fim do conteúdo da página