Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Curso de Dosvox e os programas acessíveis do Laboratório de Informática
Início do conteúdo da página

Curso de Dosvox e os programas acessíveis do Laboratório de Informática

Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 15h19 | Última atualização em Quinta, 10 de Maio de 2018, 18h23 | Acessos: 1504

Todas as quintas-feiras, o Laboratório de Informática do campus Petrópolis recebe 22 alunos do curso introdutório de Dosvox, voltado para a acessibilidade de pessoas com baixa visão e cegas. Os participantes têm desempenhado atividades relacionadas ao uso de softwares e aplicativos computacionais e à aproximação  com a leitura e escrita em braile, com apoio do tradutor BRFácil. 

Aluna do curso aprende na prática a usar o Dosvox. 

Organizado pelo Napne, o curso é ministrado por Débora de Oliveira Souza, aluna da Licenciatura em Física que já fez estágios e cursos na área e busca trabalhar com o ensino da física em turmas regulares que contemplam a presença de alunos cegos e baixa visão. A atividade será realizada até o dia 5 de julho, todas as quintas, das 16h30 às 18h.

"Fico feliz que o curso tenha atraído o público cego, alunos do curso de Licenciatura em Física e a comunidade externa que não possui deficiência visual. Todos os cursistas veem a necessidade da inclusão, seja ela social e/ou escolar. Essa relação entre cegos e videntes não se mostra "aberta" na comunidade e principalmente na escola. O "ignorar/excluir" ainda se faz muito presente nesses meios. Acredito que atividades como esta fortalece essa integração e dissemina um olhar mais amplo acerca das especificidades de cada um", destaca Débora.

No Laboratório de Informática, há vários programas acessíveis instalados, que podem ser usados por servidores e alunos nos horários disponíveis (não reservados para aulas). O Napne também criou o usuário "Acessibilidade no Windows 7 com a lupa, o tema alto contraste e o NVDA habilitados”. 

Alguns teclados do Laboratório de Informática foram adaptados para o braile com o uso de cola autorelevo. 

Conheça os programas acessíveis:

NVDA: leitor de telas gratuito, que permite aos cegos e deficientes visuais utilizarem computadores com Microsoft Windows.

DOSVOX: conjunto de programas que permite que as pessoas cegas utilizem um computador para desempenhar uma série de tarefas com mais independência.

VLIBRAS: Traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) Libras, tornando os computadores acessíveis para pessoas surdas.

Microsoft Speech Platform e Sintetizador de voz Microsoft Heloisa: pacote de linguagem em português do Brasil, que melhora substancialmente  a qualidade dos sintetizadores de voz do NVDA, DOSVOX e do Windows 7.

O Laboratório de Informática fica na entrada do campus Petrópolis, em frente à recepção.

 

 

Fim do conteúdo da página