Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Astronomia encanta mais de 300 visitantes no campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Astronomia encanta mais de 300 visitantes no campus Petrópolis

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 13h24 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 14h06 | Acessos: 1969

A astronomia tomou conta do Cefet/RJ campus Petrópolis na quarta-feira, dia 26 de junho. Mais de 300 alunos de quatro escolas, entre públicas e privadas, visitaram o planetário inflável da unidade, montado no saguão principal, e participaram de palestras e oficinas. A atividade faz parte do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, coordenado pelo professor do curso de Licenciatura em Física Daniel Micha.

Professor Daniel Micha recepciona um grupo de alunos para a visita às atividades do projeto

“Nosso objetivo é a divulgação científica. É mostrar para os alunos a ciência e o que tem por trás da observação do céu. Infelizmente perdemos o hábito de olhar para o céu. Esse projeto busca incentivar os visitantes a ter o olhar científico sobre as coisas”, ressaltou Daniel. Abrangendo idades entre dois e 20 anos, os estudantes puderam observar os astros, conhecer melhor o sistema solar e refletir sobre a nossa posição no universo nas sessões do planetário inflável. Nas demais atividades, aprenderam mais sobre astronomia nas palestras “Sistema Sol-Terra-Lua” e “Histórias do Sistema Solar”, e construíram um relógio solar na oficina “Relógio de sol e relógio estelar”.

A professora Denise Câmara, da Comissão Municipal de Atuação Comunitária (Comac), destacou a importância de levar os estudantes para um novo ambiente, tirá-los da rotina e os apresentar a astronomia. “É muito legal fugir do cotidiano. Para os alunos, é um aprendizado. Eles saem da rotina, do trabalho, da casa, e vem para um mundo novo. Quando você se depara com essa aproximação com o universo – que é tão distante –, você faz uma reflexão enquanto ser humano na Terra, sobre qual é o nosso papel nesse movimento”, enfatizou. Junto com a também professora Ana Amélia Prates, Denise acompanhou um grupo de alunos do projeto Jovem Aprendiz e afirmou que pretende trazer outros estudantes da instituição nas visitas posteriores do “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, que acontecerão em agosto, setembro e novembro.

 

A estudante de Física do campus Petrópolis Débora Carvalho ministra oficina "Relógio de sol e relógio estelar"

Taísa Brandão, professora do Instituto Metodista de Petrópolis, que acompanhou uma turma de 2º ano do ensino fundamental na visita, destacou o entusiasmo dos alunos, que foram muito participativos nas atividades. Entre eles, Gustavo, de 7 anos, e Arthur, de 8, que adoraram a oficina de construção do relógio solar. “Eu aprendi que com o sol dá para ver as horas”, declarou Arthur. A professora da turma, Cíntia Machado, disse que vai aproveitar o relógio solar construído durante a oficina para também trabalhar astronomia com seus alunos no pátio do Instituto e frisou a relevância de colocar em prática o conteúdo passado na escola: “eu acho importante um projeto como esse porque, quando falamos em sala de aula, os alunos não têm noção do que é. É só livro e imagem. Isso aqui para eles é tudo”.

 

Equipe do projeto: experiência e aprendizado

Participando do “Astronomia para todos no Cefet/RJ” como voluntárias desde abril de 2019, Débora Carvalho e Thaysa Fernanda Dias, discentes do 4º período do curso de Licenciatura em Física, encaram a iniciativa como uma forma de aprendizado além da sala de aula. Débora ministrou a oficina “Relógio de sol e relógio estelar” e disse ter adorado trabalhar com as crianças, que sempre fazem perguntas e interagem nas atividades. “Participar do projeto é uma ótima experiência, até mesmo na didática, por você ter contato com os alunos e poder ver na prática como funciona”, salientou. Já Thaysa, que atuou na oficina “Sistema Sol-Terra-Lua”, destacou que a iniciativa dá uma visão maior do que é a física, que engloba diversas áreas, e que “fazer parte de um projeto deste, fora da sala de aula, é mágico”.

O professor de química do curso de Licenciatura em Física, Wanderson Amaral, ressaltou que esta é a primeira vez que o projeto atendeu alunos do ensino infantil e que a experiência foi muito gratificante. “O retorno das crianças foi maravilhoso!”, destacou. O docente ainda comentou sobre as diferentes formas de abordagem que a equipe tem que ter de acordo com a faixa etária da turma atendida: “é preciso virar a chave. A gente conversa com os adolescentes sobre as estrelas, por exemplo, e com as crianças é algo diferente, mais lúdico”.

Em 2019, a equipe do “Astronomia para todos no Cefet/RJ” é formada por três docentes do campus – Daniel Micha, Wanderson Amaral e João Paulo Fernandes Fernandes – e cinco alunos: o bolsista Rafael Tavares  e os voluntários Pedro Forgane, Débora Carvalho, Thaysa Fernanda Dias  (Licenciatura em Física) e Lorraine Casseano (ensino médio integrado).

 

Professor Wanderson Amaral faz apresentação sobre o "Sistema Sol-Terra-Lua" para alunos de 2 a 4 anos

 

Sobre o projeto e o agendamento de visitas

Desde 2013, o projeto recebe visitas escolares no Cefet/RJ campus Petrópolis, somando mais de três mil visitantes e atendendo mais de 30 escolas. Com o objetivo de trabalhar os conceitos científicos referentes à física e à astronomia com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público geral, o projeto realiza exposições lúdicas em dois tipos de espaço: nas instalações da próprio campus Petrópolis ou em ambientes externos, tais como instituições e locais públicos ou em sedes de entidades civis e escolas públicas, desde que previamente agendadas.

A visita do projeto é composta de sessões do planetário inflável, oficina e palestras, entre outras atividades. Para solicitar um agendamento, os interessados devem preencher um formulário no site do projeto, informando o nome da escola ou grupo, o nível ou a série da turma e o número de visitantes, e indicando o dia e o horário pretendidos. Para 2019, o projeto disponibilizou mais três visitas nas dependências do campus Petrópolis nos meses de agosto, setembro e novembro, sempre das 9h às 16h, com exposições a cada 90 minutos. Voltado principalmente para grupos escolares, o projeto também aceita inscrições individuais nos dias das apresentações.

Planetário inflável montado no saguão principal do campus Petrópolis

Fim do conteúdo da página