Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > EVENTO: Cefet Recebe Cine Pagu – gênero e cidade
Início do conteúdo da página

EVENTO: Cefet Recebe Cine Pagu – gênero e cidade

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 20h13 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 18h38 | Acessos: 557

No próximo dia 27 de agosto, o Cefet/RJ recebe Cine Pagu vai discutir gênero e cidade a partir dos curtas-metragens “Sobre Dormentes Estamos Acordadas” e “Afeto”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

 

Confira as informações do evento:

Tema: ‘Gênero e Cidade’

Data: 27 de agosto de 2019

Horário: 18h30

Local: Salão Nobre

 

Saiba mais sobre o evento:

O projeto de extensão “Cefet/RJ recebe Cine Pagu e outras rodas de conversa” consiste em um ciclo mensal de exibições de filmes seguidas de debate. O Cine Pagu – cineclube itinerante de Petrópolis, que vem promovendo sessões de cine-debate com foco na questão da mulher, relações de gênero e identidade, e que amplia suas discussões em torno da educação, da política e dos direitos humanos de forma geral – será o principal parceiro do projeto ao longo do ano letivo. Com sessões gratuitas, temáticas variadas e filmes de ficção e documentários, o Cine Pagu conta, em todos os encontros, com a presença de provocadoras-debatedoras pertinentes aos temas propostos para realizar as discussões.

O tema do mês de agosto será “Gênero e Moradia”, com a exibição de dois curtas-metragens: “Sobre Dormentes Estamos Acordadas” e “Afeto”. O primeiro é documental e discute o direito à cidade sob um recorte de gênero. Pela fala de mulheres que fazem uso do trem como meio de acesso, partindo da Baixada Fluminense em sentido ao Centro do Rio de Janeiro, as estatísticas ganham contornos de histórias vividas cotidianamente por milhares de pessoas.

Já “Afeto” é um curta-metragem experimental sobre arquitetura, memória e ocupação feminina do espaço urbano. O filme costura imagens de arquivo, registros observacionais e performances, debatendo a imparcialidade do planejamento urbano e o papel social da mulher na construção das cidades.

As debatedoras convidadas para a edição de agosto são: Clatia Vieira, advogada e integrante do Fórum de Mulheres Negras do Estado do Rio; Julia Casamasso Mattoso, professora do curso de Filosofia Feminista pela Extensão da Fase/FMP e representante do movimento de mulheres de Petrópolis; e Isabela Rapizo Peccini, arquiteta e urbanista (UFRJ), com Especialização em Sociologia Urbana (UERJ).

O Cefet/RJ campus Petrópolis emitirá certificado aos participantes.

Confira os trailers dos filmes na página do Cine Pagu.

 

 

Fim do conteúdo da página