Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cinco times do campus Petrópolis participam da Maratona de Programação
Início do conteúdo da página

Cinco times do campus Petrópolis participam da Maratona de Programação

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 18h15 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 18h48 | Acessos: 1132

Quinze alunos do curso de Engenharia de Computação representaram o Cefet/RJ campus Petrópolis na fase estadual da Maratona de Programação, realizada no último dia 14 de setembro no Rio de Janeiro. A competição, que é realizada em trios, é o principal evento do gênero no país e conta com a participação das principais instituições de ensino superior do Brasil. O campus Petrópolis conquistou o melhor resultado na história do Cefet/RJ: 6º lugar, com o trio Division by Zero, formado por Diego Zanchett, Thiago Teodoro e Rafael Garcia.

 

Trio do Division by Zero conquistou a 6ª colocação na fase estadual da Maratona

Organizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, a Maratona destina-se a alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. O objetivo é que os times busquem solucionar problemas sob pressão, usando conhecimentos de programação e algoritmos. Para se preparar para o desafio, o Cefet/RJ campus Petrópolis, por meio do projeto de extensão GTComP (Grupo de Treinamento para Competições de Programação), fez uma seletiva entre os discentes e realizou, desde julho, simulados semanalmente no Laboratório de Programação da instituição.  “No simulado, os alunos têm as mesmas condições de prova. Eles aprendem a lidar com a situação de prova, tendo o tempo limitado e o conhecimento que já possuem”, explicou o professor Douglas Cardoso, coordenador do projeto.

Em sua segunda participação na Maratona, o campus Petrópolis se destacou também com a colocação dos demais trios competidores: 10 º lugar, com Lazy Programation (Igor Lordeiro, Roger Passos e Mateus Garcia); 14º, com ArtskjidArtskjid (Gabriel Nascimento, Thalis Duarte e Rayssa Cecília); 15º, com MAGI (Luiz Paulo, Sylvio Rosseno e Lucas Bonfim); e 19º, com Code Break (Pedro Paulo, Daniel Veiga e Eduardo Gomes). Ao todo, foram 31 times competindo no estado do Rio de Janeiro.

"Conseguimos um excelente resultado.  Estamos numa crescente desde o início do projeto. E desde já estaremos trabalhando para que na Maratona 2020 nos superemos mais uma vez. Quem sabe consigamos um lugar no pódio? Dos próprios alunos parte esse desejo de alcançar esse alvo, que vai ficando cada vez mais próximo. Fico especialmente feliz não só pelo resultado obtido, mas também pela continuidade do projeto", ressaltou o professor Douglas. 

Representantes do Cefet/RJ campus Petrópolis durante a Maratona de Programação

Fim do conteúdo da página