Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Alunos da Engenharia do campus Petrópolis apresentam trabalhos no SBrT 2019
Início do conteúdo da página

Alunos da Engenharia do campus Petrópolis apresentam trabalhos no SBrT 2019

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h59 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 14h16 | Acessos: 741

Na terça-feira, dia 1º de outubro, cinco alunos do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis irão apresentar trabalhos no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT), o maior fórum da área no país. Em sua 37ª edição, o evento acontece no Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis até o dia 2 de outubro e tem como tema “Comunicação, aprendizado e cooperação entre máquinas, objetos e humanos”.

O primeiro a apresentar no SBrT é Creyton Ferreira, do 6º período, com o artigo “Algoritmo DTN com controle de energia aplicado em redes de sensores corporais sem-fio”, escrito ao lado do professor orientador Felipe Henriques e do aluno Raphael Guedes, da UFRJ, que é coautor do trabalho. O artigo trata de sensores móveis que são aplicados em pacientes para obter dados relacionados à pressão, glicose, batimento cardíaco, entre outros. Entretanto, os sensores podem se desconectar da rede dependendo de alguns movimentos do usuário. “Aí a gente introduziu esse algoritmo DTN, o algoritmo das desconexões, que faz com que a gente consiga operar mesmo com essa desconexão”, explicou Creyton.

Creyton tem se dedicado à área de rede de sensores desde 2017, quando começou o projeto de iniciação científica no campus Petrópolis. Além do SBrT, Creyton também teve um artigo selecionado para o Simpósio Brasileiro de Sistemas e Web (Webmedia). “Eu fico um pouco ansioso, mas é gratificante. É uma responsabilidade, porque estou representando uma instituição”, ressaltou.

Jéssica, Camilla, Vinicius, Gabriele e o professor Dalbert Matos Masquarenhas (da esq. para a direita) apresentam artigo no SBrT 2019 na área de segurança de redes. 

Já o artigo “Ferramenta de Proteção contra ataques de IP e MAC Spoofing em redes sem fio 802.1X” será apresentado pelos discentes Jéssica Alcântara, Vinicius Faria, Gabriele Vieira e Camila da Silva, ao lado do professor orientador Dalbert Matos Mascarenhas. “É um trabalho fruto de um projeto de iniciação científica e a nossa instituição é muito voltada para isso. Então, ter um simpósio aqui em Petrópolis nos estimula ainda mais e, além de estimular, valoriza”, destacou a aluna Jéssica Alcântara, do 8º período.

O grupo tem pesquisado segurança das redes desde 2015, quando ainda fazia o curso técnico em Telecomunicações no campus Petrópolis, e já teve outros artigos publicados em eventos importantes, inclusive na conferência internacional The Cyber Security in Networking Conference (CsNet).

 

Sobre o Simpósio

Organizado pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais é o mais importante fórum brasileiro para o intercâmbio científico, tecnológico e educacional entre os profissionais da área de telecomunicações e de processamento de sinais.

O SBrT 2019 está sendo organizado por professores e pesquisadores do sistema Cefet/RJ, inclusive do campus Petrópolis, e de outras instituições de ensino e pesquisa,  como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx). A programação conta com sessões técnicas, minicursos, plenárias e mesa-redonda, entre outras atividades.

Maiores informações sobre o SBrT e a programação em http://sbrt.org.br/sbrt2019/.

Fim do conteúdo da página