Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Exposição com painéis artesanais é destaque na Sepex do campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Exposição com painéis artesanais é destaque na Sepex do campus Petrópolis

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 21h36 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 00h30 | Acessos: 629

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) 2019 começa nesta terça-feira, dia 22 de outubro, no Cefet/RJ campus Petrópolis e a instituição já está pronta para receber as comunidades interna e externa durante os três dias de evento. Logo no Saguão Principal, seis painéis já despertam o olhar do visitante pela beleza e originalidade. As obras – de autoria do artista plástico Cocco Barçante, que também é coordenador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro –, dialogam com a temática da Semana: “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Painéis Diversidade I e Diversidade II se complementam no alto da escadaria principal do campus Petrópolis

“Diversidade I”, “Diversidade II”, “Nós e a Lapa”, “Redentor”, “Cidade Cerzida” e “Harmonia” fizeram parte do projeto “Sentimentos do Rio”, que buscou representar o cotidiano do Rio de Janeiro a partir de técnicas artesanais como o bordado, patchwork, pinturas em tecido, recortes e costuras. Cada um dos doze painéis do projeto foi criado por grupo de mulheres de diferentes comunidades. Segundo Cocco, os painéis retratam os talentos de cada território e seu desenvolvimento se deu por meio de “oficinas de cidadania, valorização de patrimônio arquitetônico e cultural do estado do Rio de Janeiro e importância de ações de sustentabilidade”.  

Os seis painéis que hoje estão expostos no Cefet/RJ campus Petrópolis foram selecionados por Cocco por refletiram o conceito de reaproveitamento de materiais, o processo criativo e a criatividade. “Reaproveitar é conscientizar para um consumo sem desperdícios. A arte e o artesanato desenvolvidos com o reaproveitamento mostram as possibilidades criativas para a diminuição de resíduos sólidos, um dos grandes desafios para o futuro do nosso planeta. São trabalhos que falam de ressignificação e reinvenção, palavras cruciais na atualidade para o nosso cotidiano”, ressaltou Cocco.

A exposição é aberta a todo o público de 22 a 24 de outubro, durante a Sepex, das 9h às 22h30.

Obras "Nós e a Lapa" e "Redentor", de Cocco Barçante.

 

Fim do conteúdo da página