Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Mais de 75% dos alunos do ensino médio/técnico do campus Petrópolis são aprovados para universidades públicas
Início do conteúdo da página

Mais de 75% dos alunos do ensino médio/técnico do campus Petrópolis são aprovados para universidades públicas

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 18h51 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 18h59 | Acessos: 1472

“Estudar em uma instituição pública de qualidade é um privilégio, principalmente durante a fase do ensino médio. Antes mesmo de eu chegar a pensar no Enem, o Cefet me dava uma base muito forte”, declarou Wolfgang Barros de Jesus, 19 anos. O discente egresso do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis foi um dos aprovados para estudar Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Wolfgang já se mudou para a cidade mineira e já iniciou os estudos universitários. Ele e mais 15 ex-alunos do ensino médio integrado do campus passaram para instituições públicas de ensino superior neste 1º semestre de 2020, totalizando mais de 75% de aprovação.

A principal forma de ingresso foi via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entretanto seis alunos foram aprovados via Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e dois foram selecionados em instituições com vestibular próprio, como  Uerj e Faeterj. Direito foi o curso mais escolhido pelos alunos egressos, com quatro aprovados para três universidades: UFJF, Uerj e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de exatas, as escolhas variaram entre Engenharias, Ciências Exatas, Tecnologia da Informação, Física e Química. Outros cursos, como Letras e Música, integram a lista.

Vitória Moreira passou para Direito na UFRRJ/Três Rios pelo Sisu 2020. 

Vitória Berçot Moreira, de 19 anos, optou por Direito e hoje estuda na UFFRJ de Três Rios. A aluna falou da importância da sua preparação para as provas do Enem e da contribuição do Cefet/RJ campus Petrópolis para alcançar um bom resultado no exame. Um dos destaques da estudante é o que ela chamou de “cultura” do Cefet/RJ em estimular o raciocínio lógico: “uma coisa que eu acho muito legal e interessante é a questão do pensar. Você vê nas matérias de exatas e de humanas que tem muito essa coisa de questionamento, de pensar, de desenvolver, de você colocar a sua cuca para funcionar. Essa coisa de você pensar logicamente, de resolver tudo isso, de você conseguir resolver qualquer questão com o conhecimento que você tem, isso veio muito do Cefet”.

Diovana Rodrigues de Assumpção, de 18 anos, que atualmente cursa Bacharelado em Canto na UFJF, também frisou que o estímulo ao raciocínio foi essencial na sua formação no ensino médio. “Meus estudos no Cefet foram cruciais para o meu bom resultado no Enem. No Cefet, se ensina senso crítico e nos é mostrado como é importante desenvolver o pensamento lógico, acima de qualquer fórmula ou ‘macete’. Durante os quatro anos de formação*, sempre fomos desafiados a sermos o melhor que poderíamos ser”, ressaltou.

Já o aluno Gabriel Damásio de Souza Santos, de 19 anos, tinha como objetivo continuar no campus Petrópolis. Ele é mais um exemplo da possibilidade de verticalização dentro da própria instituição. Gabriel iniciou o Bacharelado em Engenharia de Computação em fevereiro e afirmou que sua base no ensino médio integrado, sobretudo em matemática e física, foi fundamental para fazer o Enem e para se sentir preparado para os estudos universitários.

O egresso do ensino médio integrado Gabriel Damásio agora é calouro da Engenharia de Computação do campus Petrópolis.

Wolfgang, Vitória, Diovana e Gabriel fazem parte da segunda turma formada pelo curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do campus Petrópolis. Esta foi a segunda participação da instituição no Enem, que, em 2018, ficou em 5º lugar em Petrópolis, sendo que em 1º entre as escolas públicas da cidade; e entre as dez melhores escolas federais do estado do Rio de Janeiro.

Iniciado em 2015, o ensino médio integrado da instituição concilia disciplinas técnicas e disciplinas do ensino médio. O Cefet/RJ campus Petrópolis conta ainda com quatro graduações: Licenciatura em Física, Bacharelado em Turismo, Bacharelado em Engenharia de Computação e Licenciatura em Matemática. Ao concentrar ensino médio e ensino superior no mesmo ambiente, o campus Petrópolis propicia o envolvimento de discentes do ensino médio integrado em atividades acadêmicas de nível universitário, com possibilidades de bolsas de extensão, de iniciação científica e de monitoria.

Wolfgang, por exemplo, foi bolsista de iniciação científica durante o ensino médio integrado e a experiência, segundo ele, foi importante para sua formação porque o incentivou a procurar soluções por si só. “No Cefet/RJ, mais do que estudar matérias propedêuticas e técnicas, aprendi a aprender, e isso me ajudou muito na minha preparação”, destacou.

 

*Até 2018, o curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis era ofertado em quatro anos. A partir de 2019, o curso passou a ser oferecido em três anos para as turmas ingressantes.

 

Como ingressar no ensino médio integrado

Para ingressar no curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis, é preciso passar por um processo seletivo, realizado anualmente entre setembro e dezembro, cujas provas para a classificação abrangem as áreas de conhecimento da base nacional comum dos currículos do ensino fundamental. Em Petrópolis, são oferecidas 36 vagas por ano, sendo 18 para Ampla Concorrência e 18 destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/124. O edital do processo seletivo é anualmente divulgado no segundo semestre na página de concursos alunos-técnico do site. 

Fim do conteúdo da página