Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Site criado por professores do campus Petrópolis monitora a velocidade de disseminação da Covid-19 no Brasil
Início do conteúdo da página

Site criado por professores do campus Petrópolis monitora a velocidade de disseminação da Covid-19 no Brasil

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 19h25 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 19h42 | Acessos: 1088

Docentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis lançaram no dia 23 de abril o site Monitor Covid-19 (http://monitorcovid.com.br/), que verifica graficamente a tendência de piora, manutenção ou melhora da situação da pandemia do novo coronavírus em cada estado do Brasil.

Com o objetivo de informar sobre os últimos dados de disseminação da Covid-19 na comunidade brasileira, a iniciativa também busca contribuir para uma tomada de decisões apropriada e para a conscientização da população sobre a importância dos cuidados que devem ser adotados no momento atual.

Gráfico apresenta o fator Rt dos estados brasileiros na data de 27 de abril de 2020.

Segundo o professor Diego Haddad, a ideia surgiu a partir do site https://rt.live, que mostra e calcula a evolução diária da doença em cada estado norte-americano usando o parâmetro Rt. A metodologia foi então adaptada pela a realidade nacional.  Os dados apresentados exibem valores atualizados que aferem a rapidez com que o novo coronavírus está se disseminando nos estados brasileiros e refletem quantas pessoas, em média, são contaminadas por cada indivíduo que adquire a Covid-19.

“O parâmetro Rt traduz o fator de reprodução”, explicou o professor Luís Tarrataca, que também participa da iniciativa. “Nós sabemos, olhando para os estados que temos estatísticas de aumento, como é que o número de infectados está evoluindo ao longo do tempo. Isso nos permite calcular o Rt. Podemos imaginar o seguinte cenário (fictício): nos últimos cinco dias, o Rio de Janeiro registrou 200 novos doentes diagnosticados como Covid-19 a cada dia. O número de doentes está estável. Esse cenário é traduzido conforme o parâmetro Rt = 1. É por essa razão que ouvimos falar tanto em achatar a curva. Tentar tornar a curva mais estável possível para que o sistema de saúde tenha capacidade de absorver os doentes”, exemplificou Luís.

“Esse vírus se espalha de uma forma muito rápida, o que em matemática chamamos de crescimento exponencial”, complementou o docente. Se, em outro cenário fictício, o Rio de Janeiro registrar na segunda-feira, 200 doentes; na terça, 250; na quarta, 400; na quinta, 600; e na sexta, 800, o parâmetro Rt será maior do que um (Rt > 1), o que indica tendência de crescimento na taxa de reprodução do vírus. Por outro lado, se o número de infectados cair ao longo da semana, o Rt será menor do que 1 (Rt <1). De acordo com o Monitor Covid-19, todos os estados brasileiros, exceto Santa Catarina e Paraná, estão como Rt > 1 na data atual (27 de abril), o que representa um crescimento exponencial da doença na maior parte do país e aponta um cenário preocupante.

Luís informou que a equipe do Cefet/RJ campus Petrópolis estuda papers científicos sobre o assunto e analisa diariamente dados do SUS. Os estudos relacionados ao novo coronavírus têm sido realizados intensamente pelo grupo de pesquisadores. No início de abril, Luís e Diego – ao lado da professora Cláudia Mazza (UFRRJ) e do professor Edilson de Arruda (UFRJ / COPPE) – disponibilizaram o artigo “Flattening the curves: on-off lock-down strategies for COVID-19 with an application to Brazil”, que dispõe sobre estratégias de isolamento social aplicadas ao Brasil a partir do modelo matemático SEIR (que descreve um gênero de epidemia similar à Covid-19).

 Além de Luís e Diego, a equipe responsável pelo site é formada pelos professores Douglas Cardoso, Jurair de Paula Junior, Laura Assis, Luis Carlos Retondaro e Pedro Lara, todos do curso de Engenharia de Computação do campus Petrópolis. Dentre eles, alguns docentes também participam dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL), Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO) e em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página