Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ campus Petrópolis se destaca no Enem 2019
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ campus Petrópolis se destaca no Enem 2019

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 13h46 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 14h06 | Acessos: 1105

Em sua segunda participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Cefet/RJ campus Petrópolis garantiu a 3ª colocação entre todas as escolas da cidade. A instituição também ficou em 1º lugar entre as escolas públicas do município e em 6º lugar entre as instituições federais do estado do Rio de Janeiro. Um resultado que ressalta o trabalho dedicado de professores e alunos e reforça a relevância de um ambiente educacional federal, gratuito e de qualidade para a comunidade petropolitana.

“O nosso curso possui como característica desenvolver os conteúdos de forma crítica e contextualizada, com os alunos participando de forma ativa do processo educativo, e não um modelo pautado em um ensino preparatório para esses processos seletivos. Esse resultado reflete um processo bem mais amplo, em que é possível destacar, por exemplo, a possibilidade de participação dos alunos em programas de monitoria, além de projetos de pesquisa e extensão”, declarou Fernando Pessoa, coordenador do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio.

A turma de 20 alunos do curso teve mais de 75% de aprovação em instituições públicas de ensino superior no 1º semestre de 2020, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seja pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou por vestibular próprio de instituições como  Uerj e Faeterj.

O estudante egresso Wolfgang Barros de Jesus foi um dos aprovados para estudar Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de iniciação científica durante o ensino médio integrado, Wolfgang contou que a experiência, segundo ele, foi importante para sua formação porque o incentivou a procurar soluções por si só. “No Cefet/RJ, mais do que estudar matérias propedêuticas e técnicas, aprendi a aprender, e isso me ajudou muito na minha preparação”, destacou.

Iniciado em 2015, o curso concilia disciplinas técnicas e disciplinas do ensino médio. Foi ofertado inicialmente em quatro anos, mas, a partir de 2019, passou a ser oferecido em três. O Cefet/RJ campus Petrópolis conta também com quatro graduações: Bacharelado em Turismo, Engenharia de Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Ao concentrar ensino médio e ensino superior no mesmo ambiente, a instituição propicia o envolvimento de discentes do ensino médio integrado em atividades acadêmicas de nível universitário, com possibilidades de bolsas de extensão, de iniciação científica e de monitoria.

 

Ensino médio integrado: forma de ingresso

Para ingressar no curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis, é preciso passar por um processo seletivo, realizado anualmente entre setembro e dezembro, cujas provas para a classificação abrangem as áreas de conhecimento da base nacional comum dos currículos do ensino fundamental. Em Petrópolis, são oferecidas 36 vagas por ano, sendo 18 para ampla concorrência e 18 destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/124.

Fim do conteúdo da página